ASSINE
search button

Versão brasileira de 'Sonhos de um sedutor' estreia dia 25 no Rio

Compartilhar

Sucesso de público e crítica, "Play it again, Sam estreou na Broadway em 1969. Três anos depois, chegaria às telas, com o mesmo elenco: Woody Allen na pele de Allan Felix, crítico de cinema que acaba de ser abandonado por sua mulher, Tony Roberts, como o amigo Dick, e Diane Keaton, como Linda, sua esposa, por quem Allan se apaixona.

Com texto de Woody e direção de Herbert Ross, “Play it again, Sam” – a clássica frase de Humphrey Bogart em “Casablanca” – traz o início de algumas das marcas registradas pelas quais o diretor americano seria reverenciado: a observação e ironia sobre o caleidoscópio de sentimentos e comportamentos humanos, o personagem neurótico, a subversão dos “finais românticos felizes”, a referência constante ao “analista”, homenagens aos clássicos do cinema e a mulher “proibida” como objeto de desejo. O espetáculo foi também o primeiro trabalho com umas de suas principais musas, Diane Keaton – consolidado nos anos seguintes em mais sete filmes, entre eles o premiado com quatro Oscars “Annie Hall” – com quem se casaria.

Em 25 de outubro, sua versão brasileira estreia no Teatro Ipanema, pelas mãos do produtor Miguel Colker, que ano passado comprou direitos da obra no País, e convidou Ernesto Piccolo para a direção. Para o elenco, Ernesto convocou atores cujo trabalho conhece de perto: Luana Piovani, que dirigiu na peça “Alice” e dividiu o palco em “A.M.I.G.A.S”, Heitor Martinez, atualmente na novela “Pecado  Mortal”, da Record, com quem atuou no filme “Como ser solteiro”; e Georgiana Góesque acaba de gravar o remake de “Saramandaia” e no espetáculo se divide em sete personagens, personificando diferentes estereótipos de mulheres desejadas por Allan. Para o desafio de interpretar um personagem já vivido por Woody Allen, escolheu a dedo um novo talento: George Saumapresença constante nos palcos cariocas.  

“Estava à espera da oportunidade de dirigir George. Já sabia o quanto seu talento é excepcional e múltiplo – além de atuar é excelente no sapateado e também músico – mas nos ensaios me surpreendi com um profissional dedicado e criativo, compondo esse personagem que trata com leveza das inseguranças, fantasmas, questionamentos, fantasias e também das imponderáveis possibilidades do amor com o coração”, comenta Ernesto.

George faz o franzino e inseguro Allan Felix, que parece ter saído de um cartoon de Jules Feiffer. Ele acaba de ser deixado por sua esposa Nancy (Georgiana Góes) que o acusa de ser só “um espectador da vida”. Entre uma dose de aspirinas e outra, é visitado pelo casal de amigos Dick (Heitor Martinez) e Linda (Luana Piovani)que tenta lhe apresentar novas garotas em encontros desastrosos, enquanto um imaginário Humphrey Bogart lhe dá conselhos sobre como tratar as mulheres – “Não tem segredo, garoto. Elas são tolas, mas nunca encontrei uma que não entendesse um tapa na cara ou uma coronhada de uma quarenta e cinco”. Allan acaba se aproximando de Linda, com quem compartilha afinidades – incluindo o afã por remédios - o que a leva a uma tensão ainda maior pela culpa em relação ao amigo.

Luana Piovani completa: “Já seria um presente dar vida a qualquer personagem de Woody Allen, mas Linda, além da honra de ter sido interpretada originalmente por Diane Keaton, me traz uma experiência totalmente nova à bagagem de atriz: É a primeira vez que levo ao palco o papel da mulher frágil, submissa e depende do marido”.

Ficha Técnica

Autor: Woody Allen

Tradução: Caulos

Direção: Ernesto Piccolo 

Elenco: George Sauma, Georgiana Góes, Heitor Martinez e Luana Piovani

Direção musical: Rodrigo Penna

Direção de movimento: Deborah Colker

Iluminação: Jorginho de Carvalho

Cenografia: Clivia Cohen

Figurino: Helena Araújo

Concepção de Maquiagem - Ton Reis

 

Serviço:

Espetáculo“Sonhos de um Sedutor”

Local: Teatro Ipanema– Rua Prudente de Morais, 824 - 2267-3750

Texto:  Woody Allen

Direção: Ernesto Piccolo

Elenco: George Sauma, Georgiana Góes, Heitor Martinez e Luana Piovani

Temporada: de 25 de outubro a 15 de dezembro

Horário: de quinta a domingo (quinta a sábado às 21h, domingo às 20h)

Categoria: Comédia

Preço: R$ 50,00 / Todos os moradores do Rio pagam meia entrada (R$ 25,00)

Classificação: Livre

Duração: 1h15m

Capacidade: 222 lugares

Bilheteria: terça a sexta de 14h às 22h ou pelo site www.compreingressos.com  

Forma de pagamento: somente dinheiro

Acesso para cadeirantes: sim

Estacionamento: não