ASSINE
search button

Exposição no Museu Histórico Nacional reúne 300 peças sobre Jogos Olímpicos

Compartilhar

Em 2016, o Rio será palco do maior evento esportivo do mundo. Servindo de aquecimento para a Olimpíada, o Museu Histórico Nacional recebe, até 1º de dezembro, a mostra interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. O acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, já passou por São Paulo, e agora desembarca na cidade com mais de 300 peças que representam a trajetória dos jogos na Era Moderna. 

Uma parte do material exposto pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI), detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra ao COB. 

 A exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil. Todos eles serão conectados e mostram a cultura e emoção dos jogos. 

Objetos ímpares podem ser vistos na mostra, como a cópia do discurso do Barão de Coubertin, feito em 1892, com a proposta de recriação da competição, além de medalhas, tochas, mascotes e uniformes usados por esportistas de diversas edições da competição.

Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980), e participar de uma simulação de salto em distância. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.

 SERVIÇO

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora S/Nº - Centro  

Até 1º de dezembro de 2013

Horário de visitação: De 3ª a 6ª Feira - das 10h às 17:30h  /  Sábados, Domingos e Feriados - das 14h às 18h

Entrada Gratuito