ASSINE
search button

Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha

Livro relata as experiências artísticas da comunidade

Compartilhar

A Rocinha é rica e fértil no que diz respeito à criação cultural, porém, a produção artística na comunidade muitas vezes não é reconhecida e chancelada.  A afirmação faz parte do prefácio do livro “Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha”, de autoria de Davison Coutinho, morador da comunidade desde o nascimento, formando em desenho industrial pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores, professor, escritor, designer e liderança comunitária.

O trabalho é uma verdadeira apresentação dos artistas da Rocinha que, apesar de todas as dificuldades que enfrentam na comunidade, ainda conseguem pintar, dançar, compor, tocar, dançar, entre várias outras atividades listadas no livro. Lançado na PUC na semana passada, o livro mostra produtores de cultura que ainda não tiveram chance de mostrar suas obras e outros que começam a despontar no cenário artístico da cidade. O livro retrata ainda a arte da vida, de vencer ajudando a comunidade como Francisca Elizia Pirozzi, natural de Caicó (RN) que criou o Centro Comunitário União faz a Força.

Há mais de 32 anos Elizia, como é mais conhecida, mantém uma parceria com a PUC – Rio, o que vem permitindo ao longo desse tempo oferecer cursos para os moradores da Rocinha, inclusive superior, como é o caso do próprio Davison. Professores, engenheiros, designers e vários outros profissionais tiveram a oportunidade de uma boa educação graças à iniciativa de dona Elizia, que aprendeu a ler e escrever sozinha e depois virou professora das crianças da comunidade onde leciona até hoje.

O livro mostra também um outro lado da Rocinha que dificilmente é divulgado na mídia; mostra o esforço das pessoas que enfrentam todo tipo de adversidade para produzir cultura. Histórias de vencedores que são verdadeiros exemplos para aquela comunidade.