ASSINE
search button

'Flupp Pensa 2013' prorroga inscrições até 30 de maio

Entre maio e novembro serão selecionados 41 novos autores em 20 comunidades do Rio 

Compartilhar

Aqueles que não conseguiram se inscrever na 'FLUPP Pensa 2013' têm uma segunda chance. As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de maio. Ao todo, serão selecionados 41 novos escritores que serão descobertos em 20 comunidades do Rio de Janeiro entre os meses de maio e novembro. 

A abertura do evento, que acontecey no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, contou a presença do escritor Marco Lucchesi, eleito recentemente para a Academia Brasileira de Letras e do poeta mineiro Ricardo Aleixo, onde contaram um pouco de suas trajetórias e obras.

Os próximos encontros vão contar com a presença de referências na literatura brasileira como Adriana Lisboa, Sérgio Vaz, João Ximenes Braga, Ivan Junqueira, Antônio Carlos Secchin, entre outros. Para se inscrever, os interessados devem entrar no site www.flupp.net.br, clicar no link da FLUPP Pensa e preencher o formulário. 

Os 41 autores que forem selecionados no processo, lançarão três livros no dia 7 de dezembro: um de contos, com as participações de 20 novos autores, um de poemas, também com 20 nomes e um romance.

Inscrições e participação

Esse ano, a FLUPP Pensa terá três categorias: Poesia, Narrativas Curtas (contos e crônicas) e Romance.  Para participar, o candidato deverá enviar um texto  através de uma ferramenta digital do site de acordo com a categoria em que se escreveu. 

Os inscritos terão a oportunidade única de participar de encontros com autores consagrados na literatura brasileira, ouvir grandes histórias e trocar experiências. Os escritores receberão, em cada um dos eventos, um desafio como escrever uma história com final feliz, elaborar um conto com base num tema pré- determinado, por exemplo.

Os textos serão avaliados por uma comissão formada escritores como Luciana Hidalgo e Cristiane Costa na categoria Romance; Omar Salomão, Italo Moriconi, Ramon Mello e Bernardo Vilhena na categoria Poesia e Eduardo Coelho, Mônica Maia, Alexandre Faria e Júlio França na categoria Narrativas Curtas

Além das notas dos avaliadores, a presença nos eventos também contará pontos. Haverá ainda encontros mensais presenciais com os avaliadores, que irão interagir com os candidatos, dando dicas, sugestões e auxiliando na produção dos textos.

FLUPP Pensa é apresentada pelo BNDES, com parceria da Academia Brasileira de Letras, Academia de Policia Militar Dom João VI, FIRJAN, Secretaria Municipal de Educação e TV Globo. O evento é uma idealização de Ecio Salles, Heloisa Buarque de Hollanda, Julio Ludemir e Luiz Eduardo Soares, com realização da ACEC (Associação Cultural de Estudos Contemporâneos).