ASSINE
search button

Grupo Editorial Record anuncia a compra da editora Paz e Terra

Fazem parte de seu catálogo nomes como Paulo Freire e Norberto Bobio

Compartilhar

Seguindo uma trajetória de crescimento sustentável, iniciada nos anos 90, o Grupo Editorial Record anuncia a aquisição da editora Paz e Terra, uma das mais tradicionais casas editoriais do país, dona de um rico catálogo de autores nacionais e estrangeiros. A nova editora vem a se somar aos 14 selos e editoras que já compõem o grupo: Record, Civilização Brasileira, José Olympio, Bertrand Brasil, Difel, Galera, Galera Record e Galerinha, Verus, Best Seller, Best Business, Nova Era, Best Bolso e Viva Livros.

Com mais de quatro décadas de existência, a Paz e Terra publica gêneros variados - literatura, história, sociologia, educação, teoria literária, filosofia, biografia, entre outros -, tendo se tornado uma referência nas áreas de ciências humanas e sociais. De seu catálogo constam mais de 1.200 títulos e de 500 autores, entre eles Paulo Freire, Norberto Bobbio, Eric Hobsbawm, Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso, Helio Jaguaribe, Manuel Castells, Kenneth Maxwell.

"A Paz e Terra faz parte da tradição das grandes editoras brasileiras e é uma importante instituição da história e da cultura nacionais, como a José Olympio e a Civilização Brasileira, que já integram o nosso grupo", afirma Sergio Machado, presidente do Grupo Editorial Record, acrescentando que era um desejo antigo seu e de Fernando Gasparian, fundador da Paz e Terra, unir os catálogos.

"Meu pai estaria muito feliz em saber que a Paz e Terra se incorporou ao Grupo Record, um grupo editorial brasileiro independente que investe na cultura nacional", diz Marcus Gasparian, diretor da Paz e Terra.

A expansão do grupo acontece no mês em que se comemoram os 70 anos da Record, a nave mãe do que é hoje o maior conglomerado editorial independente da América Latina, líder no Brasil no mercado de livros não didáticos ou religiosos.  Ao longo deste tempo, a editora fundada por Alfredo Machado se expandiu de forma consistente com a criação de novos selos e a aquisição de editoras - primeiro a Bertrand Brasil e a Civilização Brasileira, em 1996, seguidas da José Olympio, em 2001, da Best Seller, em 2004 e Verus em 2010. O Grupo Editorial Record possui hoje mais de 6.500 títulos, e 4 mil autores nacionais e estrangeiros em catálogo.