ASSINE
search button

Corpo de Marcos Paulo será cremado esta terça-feira no Caju

Compartilhar

Apesar da cerimônia de despedida dos amigos ter sido realizada na segunda-feira, o corpo do ator e diretor Marcos Paulo será cremado apenas nesta terça-feira, no Crematório do Caju, Zona Portuária do Rio.

Amigos e familiares se despediram de Marcos Paulo, que morreu na noite de domingo, de embolia pulmonar. Antonia Fontenelle, viúva do diretor, revelou no velório que o diretor já vinha sentindo febre há uma semana, e havia a suspeita de que ele estivesse com malária. "Ele estava esperando chegar no Rio para ir ao médico. Ontem, a respiração dele foi ficando ofegante, chamamos os médicos mas não havia mais o que fazer. Ele morreu nos meus braços", disse. 

Marcos Paulo esteve semana passada em Manaus, onde participou do 9º Amazonas Film Festival.

Antonia destacou ainda que, mesmo após a notícia do câncer, descoberto em 2011, ela e Marcos Paulo nunca pensavam na possibilidade da morte. "Achávamos que estava tudo bem". Ao falar sobre o lado profissional, Antonia afirmou: "Para mim, o que ele fez de mais importante foi mostrar quem é Antonia, o que ela representa e até onde ela pode chegar".

Renata Sorrah e Flavia Alessandra, que também tiveram um relacionamento com o ator, estiveram presentes. A atriz Malu Mader também foi se despedir de Marcos Paulo. "Um amigo, que deixa muitas saudades", disse. 

O ator Marcius Melhem destacou o companheirismo do diretor: "Estou muito triste. Era um amigo, um parceiro". 

O ator Luiz Magnelli destacou o talento de Marcos Paulo. "Ele era maravilhoso, fora de série como diretor, ator e amigo. Sabia tudo. Até hoje sou lembrado por Roque Santeiro por causa dele".

>> "Glamouroso, um galã", diz Torloni sobre Marcos Paulo

>> No Twitter, famosos lamentam morte do ator e diretor Marcos Paulo

>> Com "dor e tristeza", Sônia Braga homenageia Marcos Paulo

>> Renata Sorrah sobre Marcos Paulo: "Ele era maravilhoso"

O ator Osmar Prado estava emocionado na despedida: "É uma perda muito grande no campo da arte. Mas para a gente que fica, dá estímulo para continuar. Chegou a hora dele, como um dia chegará a hora de todos nós." Osmar Prado destacou ainda os trabalhos mais marcantes do diretor: "Ele era muito liberal. Tinha muita confiança no que fazia e não precisava ser autoritário", disse, lembrando que fizeram a novela Nina juntos.

A atriz Cássia Kiss disse que recebeu um telefonema de Marcos Paulo na última terça-feira, mas como estava no aniversário de sua mãe, acabou não conseguindo falar com ele. "Foi tudo muito rápido. Eu fiquei sabendo pelo jornal", lamentou, lembrado uma passagem marcante com o diretor: "Tive uma briga muito séria com ele, mas depois pedimos perdão um ao outro e fizemos as pazes. O perdão é o que faz a gente caminhar".

Leandro Hassum foi mais um a lamentar a perda: "Era um grande amigo. Fiquei devendo um vinho para ele".

Embolia pulmonar

O ator e diretor Marcos Paulo, um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, morreu neste domingo (11), aos 61 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com comunicado divulgado pela TV Globo, ele sofreu uma embolia pulmonar e morreu em casa, por volta das 21h. 

"Meus amores, acabou. Dessa vez a noticia não é boa. Depois de tudo que passamos, Deus quis assim. Que Deus me dê toda força e sabedoria", disse Antônia Fontenelle, mulher do ator, no Twitter.

No mês de maio de 2011, durante um exame de rotina, Marcos foi diagnosticado com um câncer de esôfago, que o levou a vários meses de tratamento no Hospital São José da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Em agosto, passou por cirurgia para a retirada do tumor e, após pouco mais de uma semana internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do local, foi anunciada sua boa recuperação.

No fim do mês passado, Paulo realizou uma série de exames que apontaram uma saúde perfeita e o câncer em total remissão, informou a assessoria de imprensa do Hospital São José, dia 31 de outubro. De acordo com o oncologista Fernando Maluf, Paulo só precisaria, a partir de então realizar novos exames em 2013.

Fantástico desta semana confirmou que o ator estava vivendo sua rotina normal. Na manhã deste domingo, segundo o telejornal, ele desembarcou no Rio de Janeiro, após uma semana de trabalhos em Manaus (AM), onde fez sua última aparição pública no 9º Amazonas Film Festival, sexta-feira (9). Por volta das 21h, passou mal e, no momento em que ia ao hospital, não resistiu e morreu.