ASSINE
search button

Cia Brasileira de Ballet estreia 'O Lago dos Cisnes' no Rio

Temporada começa na quarta (03) no Teatro Carlos Gomes e tem mais três datas

Compartilhar

A Companhia Brasileira de Ballet, estreia no Rio a temporada de O Lago dos Cisnes, após uma turnê pelo país. A excursão da obra mais popular do compositor russo Tchaikovsky começa pelo Teatro Carlos Gomes, de quarta-feira (03) a domingo (07). Ele se apresentam ainda nas arena Dicró, na Penha, nos dias 27 e 28 de outubro, na arena Jovelina, na Pavuna, dias 31 de outubro e em 1º de novembro e no Imperator, no Méier, dia 07 de novembro.    

42 bailarinos estão no palco em O Lago dos Cisnes, e a direção geral e adaptação da coregrafia são assinadas por Jorge Texeira, que também dirige a cia. A peça, que narra um conto de fadas baseado em lendas de mulheres cisnes, tem quatro atos. Em 2010, a história chegou às telas de cinema pelas mãos do diretor americano Darren Aronofsky, no filme Cisne Negro (Black Swan), com premiada atuação da atriz Natalie Portman.

A companhia já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais e exporta talentos de dança para outros grupos. Além das artes, o projeto contribui para melhoria social através da ONG Ciranda Carioca, que auxilia 140 jovens, não apenas com o ensino do balé, mas também com moradia e alimentação.

Criada em 1967 pelo industrial Paulo Ferraz e sua esposa, a bailarina Regina Ferraz, a Cia Brasileira de Ballet tem como objetivo estimular a arte da dança e descoberta de novos valores artísticos. Em 2001, após um período inativo o nome da Cia. foi cedido ao professor Jorge Texeira, em reconhecimento ao trabalho técnico e artístico desenvolvido por ele e seus alunos.

“Muito cedo descobri que é isso que me faz feliz. Vivo em função da companhia e da luta para manter a ONG em atividade e para não deixar que bailarinos talentosos desistam da carreira por falta de condições financeiras. Não poderia ser diferente”, ele comenta.  Ou, como dizia Pina Bausch, “dancemos, de outro modo estamos perdidos”, completa o diretor Jorge Teixeira. 

Serviço

Espetáculo O Lago dos Cisnes da Cia Brasileira de Ballet

Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes s/n - Centro - Rio de Janeiro

Data e horário: Dia 03 a 07 de outubro |Quarta a sábado às 19h30 I domingo , às 17hs

Ingresso: R$ 20,00 / meia R$ 10,00

Informações no telefone: (21) 2224-3602

Classificação: Livre

Outras datas da temporada:

- Arena Dicró, Penha – dias 27 e 28 de outubro

- Arena Jovelina, Pavuna – dias 31 de outubro e 01 de novembro

- Imperator, Méier – 07 de novembro