ASSINE
search button

Exposição mostra o pioneirismo da revista ‘O Cruzeiro’ no fotojornalismo

Compartilhar

A revista O Cruzeiro, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no Brasil, ganha uma retrospectiva, no Instituto Moreira Salles, com foco nas décadas de 40 e 50. Cerca de 300 documentos, entre fotografias e matérias da época, relatam a história da principal revista ilustrada do século passado.

Imagens de 17 grandes fotógrafos que fizeram parte da equipe da revista ilustram a mostra. Fotojornalistas como Marcel Gautherot, Pierre Verger, Luiz Carlos Barreto, Jean Manzon e José Medeiros, fazem parte da exposição ‘Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil’, que traz as fotografias feitas pelos profissionais e as fotorreportagens como foram publicadas na época.

Lançada em 1928, a revista O Cruzeiro foi publicada durante 47 anos, semanalmente, e logo se tornou um dos veículos mais influentes do país. Somente na década de 40, as fotorreportagens foram incorporadas na revista. Temas recorrentes do veículo são expostos na mostra como os índios, a imprensa e o sistema de arte, a política na fronteira entre o público e o privado e o faits divers - o termo francês se refere a reportagens com pouca relevância -, além das Fotorreportagens seriadas.

Serviço

Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil

Até 7 de outubro

De terça a domingo, das 11h às 20h

De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições 

Instituto Moreira Salles - Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500 

Entrada franca