ASSINE
search button

Memorial da América Latina exibe em SP série de filmes sobre migrações

Compartilhar

A Fundação Memorial da América Latina exibe, até 6 de dezembro, filmes sobre migrações no mundo contemporâneo. Entre os autores das películas estão os italianos Pietro Germi, Franco Brusati, Luchino Visconti e Ettore Scola e o britânico Kean Loach, que narram a história das sociedades contemporâneas a partir do fenômeno da migração, como um dos aspectos fundamentais da sua formação.

“O projeto pretende abrir um espaço de discussão e de diálogo em São Paulo, que é uma cidade de migrantes, construída por migrantes”, diz o professor Maurizio Russo, coordenador do evento.

Após a exibição, os filmes são comentados e debatidos por especialistas do mundo acadêmico e cultural. Na próxima sessão da mostra, dia 27, será exibido Pane e Cioccolata (Pão e Chocolate), de Franco Brusatti. Em 4 de outubro será a vez de Così Ridevano, de Gianni Amelio e, em 18 de outubro, La Haine, de Mathieu Kassovitz.

“É um debate para conhecer o que foi a imigração no Brasil, e o que é a migração em nível internacional, o que é ser imigrante. Poucos sabem lidar com o problema. Normalmente, a migração é apresentada como uma anomalia, e a gente acredita que é um fenômeno natural. É preciso conhecê-lo, e como solucionar o problema do processo migratório”, ressalta o professor.

O evento, denominado Civilizações Migrantes: Migrações e Direitos Humano, está sendo realizado no auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, com entrada franca. A promoção é do Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos, em parceria com a Comissão Municipal pelos Direitos Humanos de São Paulo, a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Centro de Estudos Migratórios - Missão Paz, e o Memorial da América Latina.