ASSINE
search button

Cantora Beyoncé faz 31 anos com status de diva

Compartilhar

Empresária, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa, arranjadora vocal, produtora, diretora, mãe, esposa. Uma artista multifacetada. Assim é Beyoncé, uma das cantoras mais conhecidas da nova geração, que já vendeu cerca de 100 milhões de discos e que faz 31 anos hoje.

Beyoncé Giselle Knowles nasceu na cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos. Seu contato com a música veio desde cedo, quando seus pais a gravavam cantando e dublando sucesso de outras cantoras. Aos 7 anos, ela ganha o 1º prêmio ao interpretar Imagine, de John Lennon, em show de talentos. Cantou no coral da escola e na Igreja St. John's United Methodist Church. Suas influências religiosas estão presentes ao longo de sua trajetória musical.

O pai, Mathew Knowles, é executivo musical e empresário, e sua mãe, Tina Knowles, uma figurinista, sempre deram apoio as suas aptidões artísticas. Aos 9 anos ela conheceu a amiga La Tavia, e formaram o grupo Girl's Tyme, com mais seis garotas. O grupo chegou a se apresentar na TV americana, mas foi o 1º fracasso da carreira de Beyoncé. Em 1995, surge o grupo Destiny's Child, cujo nome foi tirado de uma passagem bíblica, do qual ela, Kelly, LeToya e LaTavia faziam parte. Rapidamente o quarteto alcança o sucesso. 

Em 2000, a banda ganhou o 1º prêmio Grammy. Beyoncé, Kelly e Michele seguiram com o grupo, lançando diversos sucessos  como Indepedent woman e Say my name.  O grupo se separou em 2005, após oito anos. Em 2002, a artista inicia um namoro com o rapper Jay Z, com quem se casou em 2008. Em 7 de janeiro de 2012, nasce Blue Ivy Carter, primeira filha do casal.

O 1º CD solo, Dangerously in Love, foi lançado em 2003. Crazy in Love, seu primeiro sucesso, foi recentemente eleita como a melhor música entre os anos 2000 e 2009. Pelo disco, ela recebeu cinco Grammy´s, e se consolidou como cantora de sucesso, contrariando críticos que não acreditavam na sua sobrevivência no mundo artístico. A carreira no cinema começou em 2001, e Beyoncé participou de diversos filmes. Seus principais papéis foram em A Pantera Cor-de-Rosa e  Dreamgirls. Por este último, ela recebe duas indicações ao Globo de Ouro.

B´Day, o 2º álbum, é lançado no dia do aniversário da cantora em 2006. Mais sucessos como Deja Vu e Irreplaceable estouraram no mundo todo. O 3º disco I Am... Sasha Fierce é lançado em 2008. Deste CD faz parte Single Ladies (Put a Ring on It)¸ considerado um dos maiores sucessos do mundo da música. Em 2009 ganhou da revista Billboard o título de Mulher do Anoe canta na posse do então presidente Barack Obama em 2009.

Beyoncé trouxe seu show I Am...World Tour, com recorde de público por quatro cidades brasileiras, em 2010. 4, quarto cd da carreira, foi lançado em 2011, ano de nascimento de sua filha. Atualmente, a popstar está  em estúdio, com os produtores do marido, 14 horas por dia, dedicando-se à gravação de seu quinto CD. Há um projeto para que ela produza e dirija um documentário sobre a própria carreira.

Ao longo de sua carreira, a diva, como é chamada pelos fãs, joga alto para entrar para a história da música pop, apostando em grandes shows, turnês, sucessos, participações em filmes e ações humanitárias. Sempre inovando, Beyoncé canta o feminismo, a sensualidade, a alegria e vai galgando seu lugar como uma grande estrela, sonho que ela tem desde pequena.

Por Pedro Rocha