Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Cultura

Morre no Rio o ex-bailarino Richard Cragun 

"Ele está entre os melhores do mundo", diz sua ex, Márcia Haydee

Jornal do Brasil

O ex-bailarino Richard Cragun, de 67 anos, morreu na manhã desta segunda-feira após sofrer uma convulsão. Ele estava internado no Hospital Rio Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. "Richard foi um dos melhores bailarinos do mundo, do nível de Rudolf Nureyev. Mesmo depois de separados, éramos os melhores amigos, podia ligar para ele a qualquer hora", disse emocionada Marcia Haydee, ainda envolvida com os preparativos para a cremação do artista, que deverá ocorrer amanhã, no Crematório do Caju.

Márcia foi casada - não no papel, mas na vida - por 16 anos e conviveu com Cragun por 36 anos. "Se fiz uma carreira da forma como aconteceu, foi por ter estado todo esse tempo ao lado dele", lembra a grande bailarina brasileira, hoje com 75 anos. Quando ela deixou a direção do Balé de Stuttgart, em 1996, Cragun seguiu para o Teatro de Berlim, depois se mudou para Curitiba e finalmente para o Rio de Janeiro, onde dirigiu a Companhia de Balé do Teatro Municipal, de 2003 a 2004. 

Richard Cragun morreu nesta segunda-feira
Richard Cragun morreu nesta segunda-feira

"Sua importância artística foi muito grande. Quando começou em Stuttgart, era coreógrafo e empurrou os bailarinos para um protagonismo até então inexistente, eles deixaram de ser meros coadjuvantes das bailarinas", destacou Márcia. 

"Sua importância artística foi muito grande", disse Haydee
"Sua importância artística foi muito grande", disse Haydee

Em 2005 Cragun sofreu um acidente vascular cerebral. Ele sofria de Aids e houve uma incompatibilidade entre os remédios do coquetel com um anticonvulsivo. O bailarino faleceu por causa de uma septicemia e de problemas respiratórios. Segundo Márcia, em maio ele estava muito bem, feliz, remontando A Megera Domada, em Curitiba. "Fui visitá-lo no último sábado e ele já estava dopado, não voltamos a nos falar", lamentou.

Amigos lamentam a morte do ex-bailarino na internet: "A todos os amigos e àqueles que amam o balé, um dia muito triste. Richard Cragun faleceu esta manhã", escreveu a amiga e professora de dança Rosália Verlangieri, no Facebook.

Cragun nasceu no dia 5 de outubro de 1944, em Sacramento, na Califórnia.

Tags: avc, balé, Hospital, morte, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.