ASSINE
search button

Sob tutela da Osesp, Festival de Campos do Jordão ganha enfoque educativo

Convênios beneficiam bolsistas. Professores e estudantes da região também são alcançados

Compartilhar

O 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que começou no último dia 30 sob tutela da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), apresenta como novidade o enfoque no ensino da música clássica. A Fundação Osesp selou convênio com a Royal Academy Music, de Londres, os Conservatórios de Amsterdã, Real de Haia, e de Cincinnati, e a Peabody Institute, cujos alunos e professores tem interagido com a orquestra de bolsistas.

A parceria internacional visa possibilitar a troca de experiências e a criação de vínculos entre os músicos brasileiros e estrangeiros. Nesta edição, o evento conta com 115 bolsistas (de 14 a 30 anos), cerca de 25% deles estrangeiros, que seguirão a mesma linha pedagógica aplicada na Academia da Osesp, voltada à prática orquestral qualificada.

Os bolsistas apresentam, nos proximos sábado (14)  e domingo (15), sob regência de Giancarlo Guerrero e com Johannes Moser ao violoncelo, obras de Antonín Dvorák, Enrico Chapela e Leonard Bernstein. Comandados pelo maestro sir Richard Armostrong, e solos de Susane Bernhard, a orquestra já havia tocado composições de Richard Wagner, Gustav Mahler e do mesmo Dvorák, no último fim de semana.

Veja a programação completa do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Além do convênio que beneficia os bolsistas, pela primeira vez acontece o Programa Descubra a Orquestra, outra ação de viés educacional da Fundação Osesp. O projeto atingiu professores com ou sem conhecimento musical com o intuito de fomentar o ensino da música nas escolas. Nos meses de maio e junho, estes professores das cidades de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Taubaté, São José dos Campos, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Tremembé, São José dos Campos e Guaratinguetá participaram de 3 módulos do curso de educação musical com o Maestro Antonio Carlos Neves, nos quais elementos fundamentais para a apreciação de música sinfônica foram apresentados e desenvolvidos.

Os organizadores do evento acreditam ter conseguido preparar os alunos de escolas públicas e particulares da região para acompanharem os seis Concertos Didáticos que a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos fará no Festival. Ao todo, serão disponibilizadas 4.800 vagas para estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos acompanharem as apresentações, que acontecerão no Auditório Cláudio Santoro, nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2012, das 10h00 às 11h00 e das 11h30 às 12h30.