ASSINE
search button

Cinema Para Todos comemora a marca de 676 mil espectadores no Rio

Compartilhar

Sucesso desde 2008, o Cinema Para Todos, iniciativa das secretarias de Cultura e Educação, comemora a marca de 676 mil espectadores nos 27 municípios contemplados com novidades para 2012. O programa de inclusão e formação de público - que disponibiliza gratuitamente vale-ingressos para alunos da rede estadual de ensino - vai ampliar o número de beneficiados com a instalação de 30 cineclubes em escolas estaduais selecionadas e a parceria com outros 30 espaços de exibição cinematográfica já existentes.

A expectativa é que 800 mil jovens possam, nesta terceira edição do programa, que vai até maio de 2013, assistir a filmes nacionais por meio dos vales-ingressos. Cerca de 200 mil estudantes devem participar de sessões fechadas no circuito cineclubista que fará parte do programa.De acordo com a gerente de Difusão e Acesso da Superintendência de Audiovisual da Secretaria de Cultura, Fátima Paes, a ideia de criar parcerias com cineclubes em funcionamento e de instalar salas de exibição nas escolas da rede estadual será importante para que turmas de alunos da rede pública de ensino que residem em municípios que não possuem salas de cinema também possam ser beneficiados pelo programa.

- O Cinema para Todos atinge alunos que nem sempre têm a oportunidade de ir ao cinema. Além disso, ele amplia o universo cultural do aluno e também influencia na cadeia de audiovisual como um todo. Nossa intenção é que os cineclubes já existentes ofereçam, uma vez por semana, uma sessão exclusiva para os meninos e meninas. No caso das escolas doaremos todo o equipamento necessário para projeção, além de um acervo cinematográfico – explicou.

O programa beneficia alunos e educadores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual ao promover a exibição gratuita de filmes brasileiros por meio de vales-ingressos trocados nas bilheterias das salas de projeção conveniadas em qualquer dia da semana, incluindo feriados e férias. O programa também realiza sessões fechadas de filmes que são discutidos em sala de aula.

- É bom que os estudantes percebam que cinema é entretenimento, é lazer reflexivo. As temáticas abordadas em um filme podem ser trabalhadas no universo da sala de aula em várias disciplinas – ressaltou a professora de História do Ensino Médio, do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, que acompanhou, junto com outras professoras da instituição, cerca de 400 alunos em sessão fechada do filme nacional Paraísos Artificiais, realizada no Cinema Odeon, na Cinelândia.

Adolescentes aprovam iniciativa

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Victória Nunes Gonçalves Pinto, de 17 anos, os filmes são importantes para a educação dos alunos.

- Em sala de aula discutimos a história que assistimos no cinema. Acho muito legal e educativo.Também aluno do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, Bruno da Silva, de 16 anos, adorou a oportunidade de ir ao cinema gratuitamente.

- Este programa é muito bom. O Governo está de parabéns. Nem sempre podemos pagar para ir ao cinema.

As escolas interessadas em agendar sessões especiais podem entrar em contato com a equipe do programa pelo telefone 2220-3638 ou pelo endereço eletrônico: [email protected]

Site do Governo do rio de Janeiro