ASSINE
search button

Walter Salles leva a Cannes história que marcou geração pós-guerra

Compartilhar

Passaram-se mais de três décadas desde que Francis Ford Copolla, diretor de O Poderoso Chefão, comprou os direitos do livro Na Estrada, de Jack Kerouac, para levá-lo ao cinema. E, finalmente, em junho de 2012, o antigo projeto do cineasta poderá ser apreciado pelas plateias do mundo, em adaptação dirigida pelo brasileiro Walter Salles, que concorre à Palma de Ouro do Festival de Cannes - um dos mais prestigiosos eventos da sétima arte no mundo.

O longa conta a história de Sal Paradise e Dean Moriarty, dois jovens que resolvem viajar juntos pelos EUA, vivendo a liberdade ao seu máximo. A obra é considerada um dos maiores símbolos da Geração Beat, o embrião do movimento hippie, nascida nas décadas posteriores à II Guerra Mundial, que prezava a vida sem apegos materiais, viajando e fundando comunidades ao longo do país.

Além de Sam Riley, que dá vida ao alter ego de Kerouac, Paradise, o elenco conta com Garret Hedlun, encarnando Dean Moriarty, inspirado no escritor Neal Cassady, Kristen Stewart - a estrela da saga Crepúsculo - como a jovem esposa de Moriarty, Marylou, Kirsten Dunst, como Camille, e Viggo Mortensen na pele do escritor Old Bull Lee, que hospeda em sua casa os dois viajantes. A brasileira Alice Braga e o renomado ator Steve Buscemi também integram o estrelado elenco.

Salles, diretor de Central do Brasil, que venceu o Urso de Ouro em Berlim, e Diários de Motocicleta, começou a rodar o longa em meados 2010. A adaptação do livro de Kerouac relata uma viagem pelos Estados Unidos no fim dos anos 1940 repleta de drogas, sexo, álcool e aventuras.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1956, Salles já tinha uma boa experiência com road movies. Isso porque ele retratou a viagem do jovem médico Ernesto Che Guevara pela América Latina em Diários de Motocicleta, também exibido em Cannes, em 2004.