ASSINE
search button

Espetáculo com Fleeting Circus transforma circo em ópera rock neste sábado

Compartilhar

A banda Fleeting Circus mistura rock clássico, se utiliza do moderno, com uma pitada de Indie e de protesto em prol de causas sociais. Difícil imaginar que a personalidade intensa e o estilo musical grunge pudessem invadir um espetáculo de circo e transformar o conjunto de performances em uma verdadeira ópera rock – mas foi o que aconteceu. Enquanto o artista salta de um trapézio para o outro, ou desliza pela corda elástica, o espectador é embalado por uma trilha psicodélica que envolve as guitarras, o baixo, a bateria e a voz da banda Fleeting Circus que, numa espécie de Cirque du Soleil Rock n’ Roll, toca ao vivo uma trilha sonora original inspirada em musicais como Spider Man, da Broadway – cuja trilha foi composta pelos irlandeses do U2. Dirigido pelo ator Jorge Fernando, o espetáculo Unicirco Rock Show - da Unicirco Marcos Frota - transforma o circo e reúne a arte dos malabarismos com a da guitarra. 

A abordagem inédita no Brasil é um novo conceito circense que vem ganhando o mundo. Assim como no próprio Cirque du Soleil, a banda irá lançar um CD com a trilha sonora já no próximo mês, após a estreia. As apresentações e o rock ao vivo compõem a história de Payá, um príncipe guerreiro da tribo indígena Caapuã, que vivia em meio à Mata Atlântica, no coração do Brasil, e sua relação com o espírito do macaco Muriqui, primata da paz, da afetuosidade e do amor. Por meio do encantamento do som ao vivo e das apresentações artísticas, o espetáculo propõe uma reflexão sobre o homem e sua relação com a natureza. 

Inspirada em grandes como Led Zepellin, Radiohead, Nirvana e Foo Fighters, a Fleeting Circus traz no seu DNA a paixão pela arte circense. E a menção ao circo no nome, além de fazer uma crítica ao sensacionalismo da mídia na nova geração, remete à infância de seus integrantes, que cresceram dentro deste universo e chegaram a trabalhar no meio. A trilha composta para o espetáculo, que fica em cartaz durante todo o ano no Rio de Janeiro, vai virar CD – que será vendido durante as apresentações. 

"Apresentamos nosso CD para o Jorge e, logo depois, ele nos chamou para fazer parte do espetáculo com trilha sonora original e ao vivo. Topamos na hora, já que o projeto é inédito e um desafio para músicos independentes como nós, que levamos mais de seis meses para compor a trilha", conta o vocalista do grupo, Taynã Frota. 

Além do novo espetáculo, a banda protagoniza festivais renomados como o Grito Rock – realizado no Brasil e em outros 13 países – e acaba de lançar um clipe no Youtube em apoio ao grupo de hackers Anonymous - mundialmente conhecido por realizar protestos e outras ações na rede, com o objetivo de promover a liberdade na Internet e a liberdade de expressão. O clipe do single anterior FakeStation já possui mais de 15 mil views no YouTube, e a música é uma favorita do público (chegando ao TOP 1 da Rádio Microfonia - especializada em rock independente - em apenas uma semana).  

Serviço:

Espetáculo: Unicirco Rock Show

Estreia: 31/03

Local: Parque Municipal da Quinta da Boa Vista - São Cristóvão 

Apresentações: sábados, domingos e feriados às 17h30

Capacidade: 2 mil lugares

Ingressos: Meia R$ 15,00 para idosos, crianças entre quatro e 12 anos e mediante apresentação de carteirinha de estudante. Inteira - R$ 30,00. Crianças de até três anos não pagam.