A produção cinematográfica sul coreana moderna é um dos raros casos, ao lado da Índia e China, em que os filmes nacionais são mais vistos que seus congêneres americanos. O sucesso não é só um fato local: aclamada pela crítica especializada internacional, os filmes coreanos são distribuídos mundialmente e aguardados com ansiedade pelos cinéfilos, já que nas duas últimas décadas, o cinema sul-coreano tem sido a vitrine artística mais vistosa do país oriental para o mundo.
Atento à força dessa obra vigente, o Centro Cultural Banco do Brasil, com o apoio da Embaixada da Coreia do Sul, apresenta, de 10 a 29 de janeiro, a mostra Recortes do Cinema da Coreia do Sul, um painel deste país asiático com uma programação composta por dois tipos de filmes:
- os primeiros filmes de diretores hoje festejados;
- os que foram sucesso na Coreia e nos países asiáticos, mas que não chegaram ao Ocidente.
O público poderá conferir títulos assinados pelos mais representativos cineastas coreanos da atualidade, com destaque para uma seleção de 5 filmes do mestre Im Kwon-taek. Completam a programação filmes menos conhecidos internacionalmente, mas que foram sucesso no país natal.
Outra atração são as sessões especiais à meia-noite, sempre às quintas e sextas, que incluem alguns filmes já distribuídos nacionalmente, mas que passaram rapidamente pelas nossa telas e títulos exclusivos da Embaixada e do Consulado da Coreia. A ênfase será temas com terror, violência e um tanto de sexo, drogas e rock'n roll.
COREIA DO SUL
Nação pobre até meados dos anos 1960, a Coreia do Sul experimenta hoje um processo de ascensão econômica inédito na história do país. Este crescimento, conhecido na Coreia como “milagre do rio Han”, ajudou a difundir pelo mundo uma cultura que tem pelo menos cinco mil anos de história.
O sucesso da economia ajudou a criar o “hanly”, expressão que significa “onda cultural coreana”, da qual faz parte, com destaque, o vigoroso cinema deste país asiático.
Um sistema legal de proteção ao produto nacional e a forte tributação do concorrente estrangeiro, aliada aos recursos provenientes do sucesso econômico do país, foram primordiais ingredientes para incrementarem o êxito que o cinema coreano experimentou nos últimos anos.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 tel 3808 2020
R$6,00 cine passe
PROGRAMAÇÃO FINAL - CCBB
Cinema I 10 de janeiro, terça-feira
16h00 Adeus, Mãe 111 min
18h30 Cão que Ladra Não Morde 106 min
11 de janeiro, quarta-feira
16h00 Funeral 93 min
18h30 Decolar 137 min
12 de janeiro, quinta-feira
16h00 Fabricantes de Escândalos 108 min
18h30 Chunhyang – Amor Proibido 120 min
13 de janeiro, sexta-feira
16h00 Minha mãe, A Sereia 110 min
18h30 Luz Secreta 142 min
14 de janeiro, sábado
13h30 Naufrágos da Vida 116 min
16h00 A Pior Ressaca do Mundo 116 min
18h30 Na Estrada com o Amante da Minha Mulher 92 min
15 de janeiro, domingo
13h30 Zona de Risco 110 min
16h00 Seopyeonje 112 min
18h30 Seguindo Adiante 134 min
17 de janeiro, terça-feira
16h00 O Rei e o Palhaço 112 min
18h30 Sem Fôlego 130 min
18 de janeiro, quarta-feira
16h00 Velho Amigo 78 min
18h30 As Montanhas Taebaek 168 min
19 de janeiro, quinta-feira
16h00 Cão que Ladra Não Morde 106 min
18h30 Adeus, Mãe 111 min
20 de janeiro, sexta-feira
16h00 Chunhyang – Amor Proibido 120 min
18h30 Funeral 93 min
21 de janeiro, sábado
13h30 Fabricantes de Escândalos 108 min
16h00 Minha Mãe, A Sereia 110 min
18h30 Luz Secreta 142 min
22 de janeiro, domingo
13h30 Naufrágos da Vida 116 min
16h00 Na Estrada com o Amante da Minha Mulher 92 min
18h30 A Pior Ressaca do Mundo 116 min
24 de janeiro, terça-feira
16h00 Seopyeonje 112 min
18h30 Mesa-redonda com João Juarez Guimarães (curador da mostra Recortes do Cinema da Coréia do Sul), Leonardo Luiz Ferreira (jornalista, crítico de cinema e codiretor do documentário Chantal Akerman, de Cá) e Sergio Alpendre (jornalista e crítico de cinema).
25 de janeiro, quarta-feira
16h00 O Rei e o Palhaço 112 min
18h30 Funeral 93 min
26 de janeiro, quinta-feira
16h00 Cão que Ladra não Morde 106 minutos
18h30 Seguindo Adiante 134 min
27 de janeiro, sexta-feira
16h00 Naufrágos da Vida 116 min
18h30 Velho Amigo 78 min
28 de janeiro, sábado
13h30 A Pior Ressaca do Mundo 116 min
16h00 Na Estrada com o Amante da Minha 92 min
18h30 Luz Secreta 142 min
29 de janeiro, domingo
13h30 As Montanhas Taebaek 168 min
18h30 Sem Fôlego 130 min
cinema I 12 de janeiro, quinta-feira
24h00 Cão que Ladra não Morde 106 min
13 de janeiro, sexta-feira
24h00 Mentiras 112 min
19 de janeiro, quinta-feira
24h00 Na Estrada com o Amante da Minha Mulher 92 min
20 de janeiro, sexta-feira
24h00 Sem Fôlego 130 min
26 de janeiro, quinta-feira
24h00 Tokyo! 112 min
27 de janeiro, sexta-feira
24h00 Zona de Risco 110 min
RECORTES DO CINEMA DA COREIA DO SUL
Programação
Novos Cineastas Coreanos
1 Adeus, Mãe (Aeja), de Jeong Gi-hoon (Coréia do Sul, 2009). Com Choi Kang-hee , Kim Yeong-ae, Bae Soo-bin. 111 minutos. 14 anos.
Aeja tem 19 anos e sonha em se tornar escritora mas tem cuidar da mãe que sofre de câncer.
Segundo a crítica, o estreante Gi-hoon soube driblar com habilidade o melodrama que o argumento sugere.
2 Decolar (Gukga Daepyo), de Kim Yong-hwa (Coreia do Sul, 2009). Com Lee Eun-Seong, Lee Se-Rang, Lee Hye-Suk. 137 minutos. 16 anos.
Decolar narra a criação do primeiro time nacional de salto em esqui do país. Em 1997, quando se preparava para receber as Olimpíadas de Inverno de 2002, a federação internacional do esporte decidiu que a Coreia do Sul não poderia sediar os jogos sem ter um time de salto em esqui para representá-la.
Filmes sobre esportes é um gênero em crescimento na produção cinematográfica sul-coreana e este é um dos exemplares recentes de maior sucesso.
3. Fabricantes de Escândalos (Kwasok Scandle), de Kang Hyeong-Cheol (Coréia do Sul, 2008). Com Cha Tae-hyun, Ahn Il-Kwon, Hwang Seok-hyeon. 108 minutos. 16 anos.
DJ trintão e boêmio descobre que pode ser pai de uma adolescente.
Primeiro longa-metragem de Hyeong-Cheol , Fabricantes de Escândalos foi um dos maiores êxitos da temporada em que foi lançado.
4. Luz Secreta (Milyang), de Lee Chang-dong (Coréia do Sul, 2007). Com Jeon Do-yeon, Song Kang-ho, Jo Yeong-jin. 142 minutos. 16 anos anos. Palma de Ouro de Melhor Atriz (Jeon Do-yeon) - Festival de Cannes.
Depois da morte do marido, jovem pianista procura uma nova vida para o filho pequeno e muda-se para a cidade natal do falecido. Mas uma nova tragédia abala sua vida e ela procura abrigo na religião. Do mesmo realizador de Poesia (2011); duplamente premiado em Cannes 2010 como Melhor Roteiro e Menção Especial do Júri Ecumênico. O prestigiado Lee Chang-dong foi Ministro da Cultura de seu país
5. Minha Mãe, A Sereia (Ineo Gongju), de Park Heung-sik (Coréia do Sul, 2004). Com Jeon Do-yeon, Park Hae-il, Ko Du-shin.110 min. 10 anos.
Com o desaparecimento do pai, Kim, de 20 anos, decide procurá-lo na terra natal dele, mas acaba encontrando sua mãe com trinta anos a menos.
Bem recebida fantasia que tem com destaque a presença de Jeon Do-yeon, considerada uma das melhores e mais populares atrizes sul-coreanas.
6. Na Estrada com o Amante da Minha Mulher (Ane-eui Aein-eul Mannada), de Kim Tai-sik (Coréia do Sul, 2006). Com Park Kwang-jung, Jeong Bo-seok, Jo Eun-ji. 92 minutos. 16 anos. Mostra Competitiva - Festivais de Sundance e Pusan.
Homem de meia-idade descobre que é traído por sua mulher com taxista e decide conhecer o rival contratando-o para fazer uma viagem.
Elogiado filme de estréia, competiu nos festivais de Sundance e Pusam, o mais prestigiado do calendário coreano.
7. Naufrágos da Vida (Kimssi Pyoryugi), de Lee Hae-jun (Coréia do Sul, 2009). Com Hong Min-heui, Jang So-yeon, Jeong Jae-yeong. 116 minutos. 16 anos.
Cultuada comédia onde um empresário endividado tenta se suicidar pulando num rio no centro de Seoul e acaba se envolvendo em situações surrealistas.
8. A Pior Ressaca do Mundo (Najsul), de Noh Youg-seok (Coréia do Sul, 2008). Com Song Sam-dong, Yuk Sang-yeop, Kim Kang-hee. 116 minutos. 16 anos.
Após uma desilusão amorosa, rapaz viaja para uma cidade coreana quase vazia, apenas com alguns estranhos moradores que lhe fazem companhia.
Único filme de Youg-seok Noh, foi premiado no importante festival suíço de Locarno. Curiosamente, o cineasta exerce praticamente todas as funções técnicas nesta produção independente
9. O Rei e o Palhaço (Wang-ui Namja), de Lee Junk-ik (Coréia do Sul, 2005). Com Kam Woo-seok, Jeong Jin-yeong, Kang Seong-yeon. 119 minutos. 16 anos
Na dinastia Chosun, dois palhaços são presos por encenar uma peça que satirizava o rei. Para escaparem da execução precisavam fazer o imperador rir do mesmo espetáculo. Entretanto, o monarca começa a sentir uma estranha atração por um dos artistas, rapaz quieto e de temperamento delicado.
Bem recebido, O Rei e o Palhaço foi a segunda maior da história do cinema coreano.
10. Sem Fôlego (Ddongpari), de Yang Ik-Joon (Coréia do Sul, 2009). Com Yang Ik-Joon , Kim Kot-bi, Jeong Man-shik. 130 minutos. 16 anos. Melhor Filme - Festival de Roterdã.
Ator com 11 títulos no currículo, Ik-joon Yang estreou na direção com Sem Fôlego, título que percorreu com sucesso o circuito internacional de festivais tendo obtido 18 premiações internacionais além de ter vencido o prestigiado festival holandês de Roterdã.
Sem Fôlego, que ainda tem Ik-joon no papel principal, enfoca a surpreendente amizade relação entre um gangster brutal e traumatizado e uma jovem estudante mal-comportada.
11. Velho Amigo (Wonangsori), de Lee Chung-Ryoul (Coréia do Sul, 2008). Com Choi Won-gyoon, Lee Sam-soon. 78 minutos.10 anos. Mostra Competitiva - Festival de Sundance, Prêmio Mecenato – Festival de Pusan.
Elogiado documentário sobre um casal de idosos que vive isolado no interior da Coréia do Sul apenas na companhia de velho boi.
Primeiro longa de Chung-Ryoul Lee, Velho Amigo levou dois milhões de espectadores aos cinemas coreanos e foi distribuído em diversos paises.
Seleção Im Kwon-taek
1. Chunhyang – Amor Proibido (Chunhyang), de Im Kwoon-taek (Coreia do Sul, 2000). Com Lee Hyo-jeong, Cho Seung-woo, Kim Sung-nyu. 120 min.14 anos. Mostra Competitiva - Festival de Cannes.
Na Coreia do século XVIII, nobre da província apaixona-se pela bela e culta filha de uma cortesã, mas ela é condenada a morte por se recusar a ser amante no novo governador. Chunhyang competiu no Festival de Cannes.
2. Funeral (Chukje), de Im Kwon Taek. (Coréia do Sul, 1996). Com Ahn Sung-kee, Han Eun-jin, Jeong Seon-kyeong. 93 minutos. 14 anos.
Escritor famoso retorna a sua cidade natal para o enterro da mãe e encontra-se com uma sobrinha ilegítima. Ela é hostilizada pela família e durante a cerimônia, os conflitos afloram.
3. As Montanhas Taebaek (Taebaek Sanmaek), de Im Kwon Taek. (Coréia do Sul, 1994). Com 168 minutos. 14 anos. Mostra Competitiva do Festival de Berlim.
O filme mostra o conflito entre dois irmãos numa pequena aldeia da Coreia do Sul no começo dos anos 1950: Sangjin é um líder comunista e Sangku comanda o movimento anti-esquerdista. As Montanhas Taebaek participou da Mostra Competitiva do Festival de Berlim.
4. Seguindo Adiante (Aje Aje Bara Aje), de Im Kwon Taek. (Coreia do Sul, 1989). Com Kang Soo-yeon, Jin Yeong-mi, Yu In-chon. 134 minutos.12 anos.
Em Seguindo Adiante, Im kwon-taek examina o relacionamento entre duas jovens monjas budistas num mosteiro.
5. Seopyeonje, de Im Kwon - taek (Seopyeonje), de Im Kwon - taek (Coreia do Sul, 1993). Com Kim Myung-gon, Oh Jung-hae, Kim Kyu-chul. 112 minutos.14 anos.
Famoso cantor viúvo de pansori (tradicional gênero musical coreano) cuida com severidade de seu casal de filhos. O garoto foge da tirania do pai, e para manter a menina sob seu controle e transforma-la em sua sucessora, o artista cega a jovem.
Sopyonje é um título que impressiona pela habilidade e frieza com que Kwon-taek disseca o trágico acontecimento.
MEIA -NOITE
1. Cão que Ladra não Morde (Flandersui Gae), de Bong Joon-ho (Coréia do Sul, 2000). Com Bae Donna, Lee Sung-jae, Byeon Hie-bong. 106 minutos. Livre. Mostra Quinzena dos Realizadores - Festival de Cannes.
Professor universitário irritado com os latidos dos cachoros da vizinhança e cuja esposa espera o nascimento de seu filho, transforma-se num inesperado serial-killer de ... cachorros!
Festejada comédia de humor negro, Cão que Ladra não Morde é o longa de estréia do autor que alcançou reconhecimento mundial com O Hospedeiro (06). Recentemente, Bong Jun-ho assinou um dos episódios do Tokyo!, também em exibição na mostra Recortes do Cinema da Coréia do Sul, em parceria com os cultuados Michel Gondry e Leos Carax.
Cão que Ladra não Morde fez sucesso no circuito de festivais pequenos mas prestigiados como o Slandance e o Buenos Aires.
2. Mentiras (Gojitmal), de Jang Sun-woo (Coreia do Sul, 1999). Com Lee Sang Hyun, Kim Tae Yeon, Choi Hyun Joo. 112 minutos. 18 anos. Mostra Competitiva - Festival de Veneza.
O tórrido – e sadomasoquista - relacionamento entre um arquiteto de 38 anos e uma jovem estudante provocou um veemente protesto da igreja católico quando Mentiras competiu no Festival de Veneza.
O filme nunca foi lançado comercialmente no Rio de Janeiro.
3. Tokyo! (Tokyo!), de Joon-ho Bong, Leos Carax e Michel Gondry (Coreia do Sul-França-Japão-Alemanha, 2008). Com Yû Aoi, Teruyuki Kagawa, Naoto Takenaka. 112 minutos. 14 anos.
Filme de episódios passado na capital japonesa em que o coreano Joon-ho mostra um homem confinado em casa há 10 anos que apaixona-se pela entregadora de pizza. Os cultuados franceses Carax e Gondry assinam os outros dois episódios. Tokyo!, apesar da legião de admiradores que possui, passou rapidamente pelo circuito brasileiro.
4. Zona de Risco (Gongdong Gyeongbi Guyeok JSA), de Park Chan-wook (Coréia do Sul, 2000). Com Lee Yeong-ae, Lee Byung-hun, Song Kang-ho. 110 minutos. 16 anos. Mostra Competitiva – Festival de Berlim.
A amizade entre soldados de lados opostos na fronteira das duas Coréias, transforma-se após um massacre. Zona de Risco revelou o talento de Park Chan-wook, confirmado depois pela “Trilogia da Vingança”: Mr Vingança (2002), Old Boy (2003) e Lady Vingança (2005). Zona de Risco só chegou ao Brasil em DVD.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 tel 3808 2020
CINEPASSE: R$ 6 e R$ 3 (meia), válido durante a mostra, para acesso às salas de cinema I e II, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.