ASSINE
search button

Gianecchini tem alta do hospital

Compartilhar

O ator Reynaldo Gianecchini recebeu alta do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (26). Ele estava internado desde o dia 1º de agosto, por ter apresentado aumento dos gânglios da região do pescoço. Depois de alguns exames, ele foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin.

Ao sair pela porta da frente, Gianecchini falou rapidamente com a imprensa e comentou sobre o carinho que está recebendo do público e dos amigos neste momento. "Eu estou muito forte, e boa parte dessa força vem do amor e do carinho que estou recebendo das pessoas, pelas mensagens, pelas flores, por tudo. Eu estou realmente tocado por isso".

O ator ainda retornará ao hospital para fazer as sessões de quimioterapia. "Nesse momento, vou precisar ficar um pouquinho afastado para fazer meu tratamento. Mas muito obrigado pelo carinho de todos", afirmou.

A equipe do hospital se emocionou durante a saída do ator e alguns funcionários chegaram a chorar.

Linfoma

Segundo o Inca, Linfomas são neoplasias malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções. Os Linfomas Não-Hodgkin incluem mais de 20 tipos diferentes e correspondem a 90% dos casos, sendo 10% Hodgkin. 

A doença afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, responsável por ajudar na defesa do corpo contra ameaças externas, como vírus e bactérias.

Existem três fatores de risco.  O primeiro deles é a exposição a altos níveis de radiação.

Pessoas com imunidade baixa, em consequência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras e infecção pelo HIV, têm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vírus Epstein-Barr, HTLV1, e da bactéria Helicobacter pylori (que causa úlceras gástricas), têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma. 

Além disso, os Linfomas Não-Hodgkin estão também ligados à exposição a certos agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas têm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expõem a altos níveis desses agentes químicos. A contaminação da água por nitrato, substância encontrada em fertilizantes, é um exemplo de exposição que parece aumentar os riscos para doença.