ASSINE
search button

Ator Reynaldo Gianecchini pode ter alta nesta sexta-feira

Compartilhar

O ator Reynaldo Gianecchini pode ter alta nesta sexta-feira (26), depois de ter começado sua quimioterapia na segunda (22). A informação seria do médico Raul Cutatit, coordenador de uma das equipes que acompanha o galã.

O linfoma Não-Hodgkin de células-T, caso raro de câncer, foi diagnosticado há mais de uma semana e mantém o ator internado desde o dia 1º de agosto. 

O tratamento de Gianecchini foi atrasado por cerca de cinco dias, depois que a implantação de um catéter (tubo utilizado para aplicar medicamento), causou sangramento no ator.

>> Linfoma de Gianecchini é de um tipo raro 

>> Quimioterapia começa nesta segunda-feira

Linfoma

Segundo o Inca, Linfomas são neoplasias malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções. Os Linfomas Não-Hodgkin incluem mais de 20 tipos diferentes e correspondem a 90% dos casos, sendo 10% Hodgkin. 

A doença afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, responsável por ajudar na defesa do corpo contra ameaças externas, como vírus e bactérias.

Existem três fatores de risco.  O primeiro deles é a exposição a altos níveis de radiação.

Pessoas com imunidade baixa, em consequência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras e infecção pelo HIV, têm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vírus Epstein-Barr, HTLV1, e da bactéria Helicobacter pylori (que causa úlceras gástricas), têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma. 

Além disso, os Linfomas Não-Hodgkin estão também ligados à exposição a certos agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas têm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expõem a altos níveis desses agentes químicos. A contaminação da água por nitrato, substância encontrada em fertilizantes, é um exemplo de exposição que parece aumentar os riscos para doença.