ASSINE
search button

Quimioterapia de Gianecchini é adiada, afirma Claudia Raia

Compartilhar

O início da quimioterapia do ator Reynaldo Gianecchini foi adiado, segundo afirmou a atriz Claudia Raia, que o visitou nesta quinta-feira (18), e falou com a imprensa na saída do Hospital Sírio-Libanês.

"Não teve nenhuma complicação, não. Ele colocou o catéter ontem (quarta-feira), e vai precisar de um ou dois dias para começar o tratamento. Mas a Dra. Yana Novis, que está coordenando tudo, disse que começa com certeza esta semana ainda", contou Claudia.

>> Linfoma de Gianecchini é de um tipo raro

Além da visita da amiga Claudia Raia, o ator esteve acompanhado da mãe Heloísa e da prima Taíssa, que também falou com a imprensa na entrada do hospital.

"Está tudo bem com ele. Ele está comendo bem, e feliz com o apoio que tem recebido dos fãs, que estão torcendo por ele", disse ela.

A previsão inicial era de que o ator recebesse um catéter na quarta-feira (17), e começasse a quimioterapia contra o linfoma não-Hodgkin de células T nesta quinta-feira (18). 

Ontem, haviam sido divulgados os resultados dos exames do ator que revelaram que o linfoma do ator é de um tipo raro: linfoma de células T, que são células fabricadas na medula óssea, responsáveis pela imunidade no organismo. 

O câncer afeta o sistema de defesa do corpo, pode causar lesões ósseas, manchas na pele, perda de peso e se espalhar por outros órgãos. O processo, portanto, seria mais longo e complicado do que o esperado. O ator, que está internado desde dia 1º, ainda não tem previsão de alta. 

No dia 10 de agosto, Gianecchini foi diagnosticado com um linfoma Não-Hodgkin e aguardava o resultado dos exames para a especificação adequada. "Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês", afirmou Gianecchini, em nota enviada pela Rede Globo na ocasião.

O ator, de 38 anos, passou por uma cirurgia de hérnia ingual há cerca de um mês e sofreu duas reações, uma infecciosa e uma alérgica. De acordo com a assessoria de imprensa do artista, ele deu entrada na unidade hospitalar no dia 1º de agosto devido a uma faringite crônica e foi tratado com antibióticos.

Confira a íntegra do último boletim médico do ator, do dia 17/08/11: 

"O ator Reynaldo Gianecchini Júnior, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, teve seus exames concluídos que diagnosticaram o linfoma de células T. Hoje o paciente será submetido ao procedimento de colocação de um cateter venoso central, pelo Prof. Raul Cutait, e iniciará o tratamento quimioterápico amanhã. O paciente continuará internado e segue sendo acompanhado pelas equipes coordenadas pelos profs. Drs. Yana Novis, Raul Cutait e David Uip.", diz o comunicado enviado pelo hospital.

Linfoma

Segundo o Inca, Linfomas são neoplasias malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções. Os Linfomas Não-Hodgkin incluem mais de 20 tipos diferentes e correspondem a 90% dos casos, sendo 10% Hodgkin. 

A doença afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, responsável por ajudar na defesa do corpo contra ameaças externas, como vírus e bactérias.

Existem três fatores de risco. O primeiro deles é a exposição a altos níveis de radiação.

Pessoas com imunidade baixa, em consequência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras e infecção pelo HIV, têm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vírus Epstein-Barr, HTLV1, e da bactéria Helicobacter pylori (que causa úlceras gástricas), têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma. 

Além disso, os Linfomas Não-Hodgkin estão também ligados à exposição a certos agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas têm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expõem a altos níveis desses agentes químicos. A contaminação da água por nitrato, substância encontrada em fertilizantes, é um exemplo de exposição que parece aumentar os riscos para doença. 

Com Portal Terra