ASSINE
search button

Cabo Frio recebe VII parada do orgulho LGBT

Compartilhar

Tudo pronto para a oitava edição do 'Cabo Free' – Encontro de Cultura LGBT programado para acontecer entre os dias 1º e 4 de setembro no Espaço de Eventos de Cabo Frio. Produzido desde 2005 pelo Grupo Cabo Free, a festa, que inclui a VII Parada do Orgulho LGBT, foi eleita em 2009, pelo Ministério da Cultura, como melhor evento cultural LGBT do Brasil. Somente no ano passado mais de 50 mil pessoas de várias partes do país participaram da festa, cuja programação inclui dança, música, teatro, cinema, performances, além de muita alegria e conscientização. A solidariedade também estará presente através de uma festa beneficente que estará arrecadando alimentos para instituições de caridade de Cabo Frio. 

Dentro do VIII Cabo Free acontecerá, também, a terceira etapa de Oficina de Advocacy em Prevenção. Lideranças do Movimento LGBT de várias partes do estado já confirmaram presença no evento, produzido pela Rede LGBT do Interior Fluminense em parceria com a Rede Interagir e Secretaria Estadual de Saúde, através do Programa Estadual de DST/AIDS, e apoio da Secretaria Municipal e da Coordenação Municipal de DST/AIDS. 

Mas a atração também traz algumas novidades: este ano, por exemplo, o grupo Cabo Free vai promover a 'Primeira Lua de Mel Gay Coletiva do Brasil', recebendo quatro casais que foram beneficiados, recentemente, com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Juízes em diferentes cidades do Brasil. Já confirmaram presença Luiz André Moresi e Sergio Kauffman (de Jacareí - SP), primeiro casal gay a converter a união civil em casamento, e também Léo Mendes e Otílio Torres, de Goiânia, o primeiro casal gay do Brasil a assinar a União Civil em cartório e que, em seguida, teve a certidão cassada por um juiz evangélico. Os noivos e noivas desfrutarão das belezas naturais de Cabo Frio e conhecerão a hospitalidade da cidade aos casais LGBT. 

"Queremos fazer com que Cabo Frio torne-se a Capital Nacional da Lua de Mel Gay, transformando-se em um importante produto turístico do segmento GLS. Assim fortalecemos nosso turismo e colaboramos na geração de renda em nosso município. De acordo com pesquisas recentemente divulgadas, o Turismo Gay cresce cerca de 20% ao ano no Brasil", destacou Cláudio Lemos, presidente do Cabo Free.