ASSINE
search button

Evento de conteúdo sobre arte encerra o Contemporânea Art Paraty

Compartilhar

A Igreja do Rosário, local escolhido como ponto central dos eventos do Contemporânea Art Paraty, reuniu debates especiais neste domingo, na cidade à beira-mar. Com a presença dos palestrantes Denise Mattar, Xico Chaves e Guilherme Bueno, a programação promoveu calorosos debates acerca das artes plásticas.

 O momento de maior emoção foi quando o homenageado da primeira edição do festival, Emanoel Araújo, falou da sua trajetória artística pessoal. O artista levantou questões como as dificuldades que encontrou na vida pública até chegar a curador de eventos e diretor de diversos museus, entre eles a Pinacoteca do Estado de São Paulo.  

 Artista e filósofa, Denise Mattar falou sobre arte e moda, destacando o histórico da estética feminina na sociedade contemporânea. Denise abordou a transformação do ideal de beleza feminino desde o pré-guerra até os tempos de Hollywood, com ênfase na sua relação com a arte, moda, publicidade e cinema.

 O evento contou com a participação do artista Xico Chaves, que falou sobre a arte moderna e contemporânea. Já o historiador e crítico de arte, Guilherme Bueno falou da sua experiência como diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ).

 Com a constante interação com o público, o evento lançou luz, de uma forma geral, sobre temas como o mercado da arte e as políticas culturais. Os palestrantes falaram também a respeito das dificuldades de ser artista e fazer arte e cultura no Brasil .

 O evento pegou de surpresa o turista que curte os últimos momentos de férias. Quem perdeu ainda tem chances de conferir: as exposições estão abertas ao público dentro dos ateliês até o próximo dia 21.