ASSINE
search button

ABL realiza nesta quinta-feira mesa-redonda em homenagem aos 70 anos do acadêmico José Guilherme Merquior

A coordenação será do acadêmico Domício Proença Filho

Compartilhar

A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza nesta quinta-feira, dia 14, mesa-redonda em homenagem aos 70 anos de nascimento do acadêmico José Guilherme Merquior, também diplomata, filósofo, sociólogo, escritor. Sob coordenação do acadêmico Domício Proença Filho,   participarão  como palestrantes os também acadêmicos Eduardo Portella, Alberto da Costa e Silva, Sergio Paulo Rouanet e Celso Lafer. A mesa-redonda está programada para às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, à Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo. Entrada franca.

Na ABL, José Guilherme Merquior foi o quarto ocupante da Cadeira 36, eleito em 11 de março de 1982. Ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de abril de 1941 e faleceu na mesma cidade em 7 de janeiro de 1991. Sua formação universitária de foi das mais brilhantes e completas, tendo juntado os títulos mais diversificados, a começar pelo licenciamento em Filosofia (1962); Bacharel em Direito (1963); diploma do curso de preparação à carreira diplomática (1963); aluno titular do Seminário de Antropologia do College de France (1966 a 1970); Doutor em Letras pela Universidade de Paris (1972); PhD em sociologia pela London School of Economics and Political Science (1978); e Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco (1979).  Ministrou conferências sobre Arte, Literatura, Filosofia, Sociologia, Semiologia e História da Civilização.

Como diplomata exerceu suas funções em Brasília, Paris, Bonn (Alemanha), Londres e Montevidéu. Deixou publicados, entre outros, os seguintes livros: “Razão do poema”; “Arte e sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin”; “A astúcia de mimese”; “Saudades do carnaval”; “Formalismo e tradição moderna”; “Verso e universo de Drummond”; “De Anchieta a Euclides”; “O fantasma romântico e outros ensaios”; “As ideias e as formas”; “A natureza do processo”; “O argumento liberal”; “O elixir do Apocalipse”; e “O estruturalismo dos pobres e outras questões”.

Serviço:

ABL

Mesa-redonda em homenagem aos 70 anos de José Guilherme Merquior

Coordenação: acadêmico Domício Proença Filho

Palestrantes: acadêmicos Eduardo Portella, Alberto da Costa e Silva, Sergio Paulo Rouanet e Celso Lafer

Dia: 14 de abril, quinta-feira

Hora: às 17h30min

Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo

www.academia.org.br

Telefone: 3974-2500