ASSINE
search button

Seminário Máquinas Poéticas dias 8 e 9 de abril

Compartilhar

O Museu Casa do Pontal apresenta, nos dia 8 e 9 de abril de 2011, a oitava edição da série “Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular”, com o tema “Máquinas Poéticas”. Serão realizadas mesas redondas e oficinas, com o tema do movimento na arte, a partir da proposta da exposição temporária “Máquinas Poéticas”, em cartaz no museu até o dia 05 de junho de 2011. A exposição promove o diálogo da obra de Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil, com a dos artistas populares Adalton Lopes, Nhô Caboclo, Laurentino e Saúba.

O seminário terá a participação de Luiz Camillo Osorio, crítico de arte e curador do MAM- RJ; Angela Mascelani, antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal; Mestre Saúba, artista, e Vicente de Mello, fotógrafo. As oficinas serão com Mestre Saúba e Juliana Prado, atriz, arte educadora e coordenadora do programa educacional e social do Museu Casa do Pontal.

As vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail [email protected] e informações pelos telefones: 2490-3278 / 2490-4013.

Programação:

Dia 8 de abril, sexta-feira

(aberto ao público em geral, mediante inscrições prévias)

9h30 - Chegada dos participantes

10h - Palestra “Movimento e Experimentação” com Luiz Camillo Osorio (crítico de arte e curador do MAM-RJ) e Angela Mascelani (antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal)

14h – Mesa “Cenas Poéticas” com Mestre Saúba (artista e brincante) e Vicente de Mello (fotógrafo).

17h30 - Encerramento

Dia 9 de abril, sábado

(dedicado a educadores , gestores socioculturais e estudantes de pedagogia e licenciatura)

10h - Oficina de elaboração de propostas educativas e culturais com Mestre Saúba e Juliana Prado (atriz, arte educadora e coordenadora do programa educacional e social do Museu Casa do Pontal)

17h - Encerramento

Perfil dos palestrantes e oficineiros:

LUIZ CAMILLO OSÓRIO

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor de Estética e História da Arte da UniRio. É crítico de arte e atualmente curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Autor de artigos, catálogos e livros de arte, como “Abraham Palatnik” publicado em 2000, pela Cosacnaify.

ANGELA MASCELANI

Doutora em Antropologia Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Antropologia da Arte pela Escola de Belas Artes da mesma instituição. Autora dos livros “O mundo da arte popular brasileira” (2000) e “Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha” (2008). É Diretora do Museu Casa do Pontal.

MESTRE SAÚBA

Antônio Elias da Silva, conhecido como Mestre Saúba, é natural de Carpina, PE. Aprendeu a confeccionar bonecos de mamulengo na juventude. Considerado um dos melhores escultores do gênero no Brasil, ficou famoso por alguns de seus trabalhos, como a boneca Dona Lindalva, em tamanho de gente, com quem ele se apresenta dançando; as obras de mamulengo que formam conjuntos, ou mesas e são articuladas e os bonecos ciclistas que se movimentam sob comando das mãos.

VICENTE DE MELLO

Vicente de Mello é fotógrafo, especializado em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seus trabalhos artísticos foram exibidos no Brasil e no mundo, como Bienal de Havana (1997), Museo del Barrio, de Nova York (2001), MALBA de Buenos Aires (2002) e Maison Européene de la Photographie, em Paris (2007). Em 2007, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).   É autor do livro Áspera imagem (Aeroplano, 2006).

JULIANA PRADO

Atriz, arte educadora e coordenadora do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal. Licenciada em Educação Artística da Universidade Metodista do Rio (Bennett). Foi coordenadora executiva da Casa das Artes da Mangueira e do Programa Educativo do CCBB-RJ.

Serviço: Seminário Máquinas Poéticas

Dias 8 e 9 de abril de 2011

Vagas limitadas

Inscrições: [email protected]

Outras informações: 2490-3278 / 2490-4013

Capacidade: 80 lugares

Entrada franca

Museu Casa do Pontal

Estrada do Pontal nº 3295

Recreio dos Bandeirantes / Rio de Janeiro / RJ

(21) 2490.3278 / 2490.4013

[email protected]

Funcionamento: terça a domingo, de 9h30 às 17h.