ASSINE
search button

SBT ignora aposentadoria de Ronaldo e vence concorrentes

Compartilhar

O SBT ignorou o anúncio de aposentadoria de Ronaldo na segunda-feira (14) e garantiu a vice-liderança isolada na audiência na Grande São Paulo. A emissora exibiu reprises de Chapolin e Chaves e registrou 6 pontos.

Record e Band empataram com 5. A RedeTV! interrompeu a programação religiosa para exibir a entrevista e marcou 1 ponto. A Globo liderou o horário, das 12h40 às 13h49, com 15 pontos. As informações são da coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo.

Ronaldo encerra carreira

SÃO PAULO - Ronaldo Nazário, um dos maiores nomes da história do esporte, confirmou nesta segunda-feira sua aposentadoria, que começou a ser especulada na manhã de domingo e acabou confirmada à noite. Durante entrevista coletiva esta tarde, no Corinthians, o craque resumiu o motivo que o levou a abandonar o futebol: "Eu perdi para o meu corpo"

>> Ronaldo tomou a decisão certa ao abandonar o futebol?

O Fenômeno, como começou a ser chamado em 1997, larga o futebol aos 34 anos contrariando a própria vontade. Diversas vezes nos últimos dois anos como corintiano, Ronaldo disse que sua cabeça mandava jogar, mas o corpo pedia que parasse. Ele enfim cedeu a esses apelos, motivados também por oito sérias cirurgias, e decidiu parar. O esporte perde, com ele, um de seus grandes heróis.

"Estou aqui para falar hoje que estou encerrando a minha carreira como jogador profissional. E gostaria dizer que essa carreira foi linda, emocionante, maravilhosa. Tive muitas derrotas, muitas vitórias, fiz muitos amigos... Não lembro de nenhum inimigo", afirmou o agora ex-atacante.

Foi uma "carreira linda, emocionante, maravilhosa", disse o Fenômeno. Mas "tive nos últimos anos uma sequência muito grande de lesões, que vão de um lado para o outro, de uma perna para a outra, de um músculo para o outro", lamentou. "Estas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira", resumiu o jogador, antes de revelar que seu problema de peso é provocado por um hipotireoidismo, doença da qual disse sofrer há muitos anos.

"Há quatro anos, no Milan, descobri que sofria de um distúrbio, o hipotireoidismo, que desacelera o metabolismo, e para controlar isso eu precisaria usar hormônios, que no futebol não são permitidos, são considerados doping", explicou Ronaldo.

"Muitos de vocês devem estar arrependidos agora por terem feito chacota com meu peso. Mas não guardo rancor de ninguém", alfinetou, dirigindo-se à imprensa, que o criticou muito pelo sobrepeso nos últimos anos.

E o agora ex-jogador fez uma série de agradecimentos, aos clubes e aos patrocinadores, e também à família e aos jogadores que o enfrentaram e jogaram ao seu lado. Ronaldo chorou bastante ao lamentar o fracasso da Libertadores. Ele pediu desculpas ao presidente por esse fracasso, mas ressaltou que acompanhará sempre o clube.

O presidente do Corinthians disse que este era um momento triste para todos. "Só tenho a agradecer ao Ronaldo tudo o que ele fez por nós. Todo o nosso projeto foi alcançado. Não era o que estava programado, mas é uma decisão pessoal desse ser humano, com suas virtudes e seus defeitos. Ronaldo foi, sem dúvida, o maior ídolo que a gente teve'', afirmou Andrés Sanchéz.

Em seguida, Ronaldo respondeu a perguntas dos jornalistas. A uma delas, ele disse que não faria nada diferente. "A minha carreiora foi linda, digna, honrei sempre tudo o que eu fiz. Foi tudo muito maravilhoso. Vou sentir muitas saudades. Não sei como vai ser daqui para a frente. Aquela sensação de competição, mas deu a hora e nós temos que olhar para a frente", enfatizou.

O ex-atacante também disse que, em junho ou julho, pretende reunir alguns jogadortes para um jogo de despedida. 

A carreira

Conhecido como "Fenômeno", o centroavante de 34 anos se despede da bola de modo melancólico, após a eliminação alvinegra na Copa Libertadores. Ronaldo foi titular nos dois confrontos com o Tolima, pela fase qualificatória da Copa Libertadores, e pouco fez. Em má forma física, o jogador foi um dos responsabilizados pela torcida pela queda.

Ronaldo iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro, após passagem pelas categorias de base do São Cristóvão. Destacou-se rapidamente na equipe mineira, o que motivou suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira. Com apenas 17 anos, fez parte do elenco que conquistou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Após o Mundial, Ronaldo foi contratado pelos holandeses do PSV Eindhoven, clube em que começou sua trajetória na Europa. O atacante atuou em Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan, só não conquistando títulos com a camisa da equipe rubro-negra.

No futebol europeu, tem como principais conquistas um Mundial Interclubes, dois Campeonatos Espanhóis, uma Copa da Uefa e uma Copa do Rei. A lacuna em seu currículo ficou entre os torneios continentais - jamais venceu a Liga dos Campeões ou a Copa Libertadores.

Com a Seleção Brasileira, Ronaldo juntou-se a Pelé e Romário como os principais artilheiros. O eterno camisa 9 venceu, além de duas Copas, uma Copa das Confederações e duas edições da Copa América. Foram 97 partidas com a camisa do Brasil, marcando 62 gols.

Em Copas do Mundo, Ronaldo fez história. Com 15 gols, é o maior artilheiro da história dos Mundiais, sendo que dois destes tentos ocorreram na final da edição de 2002, contra a Alemanha. Quatro anos antes, porém, quando já era o principal jogador da Seleção Brasileira, sofreu convulsão antes da decisão com a França, tendo atuação discreta no confronto.

Em 2006, Ronaldo foi um dos pilares da fraca apresentação do Brasil. Com excesso de peso, o atacante ao menos marcou três gols, no Mundial em que foi ofuscado por Zidane.

Algo que catalisou seus problemas de peso foram as sérias lesões que enfrentou na carreira. A primeira realmente gravíssima ocorreu em abril de 2000, quando rompeu o tendão patelar do joelho direito. O atacante se recuperou e voltou aos campos, mas sofreu lesão similar em setembro no ano seguinte.

O retorno de Ronaldo aos gramados parecia improvável, mas o centroavante deu sua segunda volta por cima e brilhou na Copa de 2002. Seis anos depois, porém, o atacante voltou a machucar seu joelho, agora quando jogava no Milan. Curiosamente, isto ocorreu em 13 de fevereiro de 2008, há exatamente três anos.

Após nova recuperação, Ronaldo voltou aos campos pelo Corinthians, vencendo no Parque São Jorge a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. O atacante foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro em 2009, mas problemas musculares e de peso voltaram a atrapalhá-lo no ano seguinte. E ele disse adeus.