ASSINE
search button

Martin Luther King é lembrado em exposições nas bibliotecas do Estado

Compartilhar

RIO - No dia 15 de janeiro de 1929 nascia um dos maiores ativistas políticos da História, Martin Luther King, defensor dos direitos civis e pregador da união entre negros e brancos. Em homenagem à data, a Secretaria de Cultura, através da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, e o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro promovem, em duas bibliotecas públicas estaduais, a exposição Eu Tenho Um Sonho: De Martin Luther King.

Desde ontem, segunda-feira (3), painéis e fotos mostrando a vida de Martin e a do atual presidente dos EUA, Barack Obama, estarão expostos na Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira (Beiat - Rua Lopes Trovão, s/nº - Campo de São Bento – Niterói). A mostra fica em cartaz até 15 de março e pretende fazer um paralelo entre o sonho de Luther King em seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” (I Have a Dream) e a posse de Obama.

Além disso, será realizado um concurso com crianças e jovens (de 5 a 15 anos) que, ao conhecerem a história do ativista, serão convidados a participar de oficinas de expressão oral e escrita, ou através de desenhos, de suas ideias e sonhos. Os melhores trabalhos serão premiados, por faixa etária, com livros, na segunda quinzena de março, em data a ser anunciada, com a presença de representantes do Consulado dos EUA.

Já na Biblioteca Parque de Manguinhos (Avenida Dom Helder Câmara, 1184 – Maguinhos) a exposição será inaugurada no dia 18 de janeiro. E seguirá as mesmas diretrizes da mostra na Beiat.

Martin Luther King

Martin McLuther King Jr. foi um ativista político norte-americano que se tornou um dos mais importantes líderes pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. Luther King tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato, em 1968.

O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho", em que falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos. Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King.