Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Cultura

História de Che Guevara será contada nos quadrinhos

Jornal do Brasil

Baseado nos registros escritos por Ernesto "Che" Guevara, o escritor espanhol Sid Jacobson e o ilustrador Ernie Colón divulgaram, nesta quarta-feira, a historinha em quadrinhos "Che: Una Biografía Gráfica". A proposta é descrever a trajetória do revolucionário argentino em nove capítulos, desde sua infância, sua viagem de motocicleta pela América do Sul, até sua morte, aos 39 anos, numa aldeia boliviana.

Os primeiros capítulos da trama narram a viagem que o então jovem médico e seu amigo Alberto Granado realizam desde Córdoba (Argentina) até Caracas. O roteiro é baseado nos diários de Guevara, abordando o contexto político dos séculos XIX e XX dos países da América Latina, desde a Argentina de Juan Domingo Perón até o México do presidente Lázaro Cárdenas.

Além destas histórias, os quadrinhos também narram o perído cubano do protagonista, neste caso, desde seu desembarque na ilha a bordo do "Granma", em 1956, junto a Fidel e Raúl Castro, até seu triunfo na Revolução Cubana em Santa Clara. Críticas ao capitalismo e seu percurso pela Europa para conseguir apoio econômico para Cuba também fazem parte da história.

O revolucionário terá sua trajetória contada em quadrinhos. Foto: Divulgação
O revolucionário terá sua trajetória contada em quadrinhos. Foto: Divulgação

A dupla Jacobson e Colón são responsáveis, também, por uma bem-sucedida adaptação para os quadrinhos das investigações nos EUA sobre os atentados das Torres Gêmeas de Nova York. A história de Che sairá apenas na Espanha.

Tags: che guevara, quadrinhos

Compartilhe: