ASSINE
search button

Livro de ex-oficial da Abin revela bastidores da inteligência

Compartilhar

JB Online

BRASÍLIA -

Você sabe o que é um serviço de inteligência? E a diferença entre inteligência e espionagem? Para que servem os serviços secretos? São eles compatíveis com a democracia? As respostas estão em Atividade de Inteligência e Legislação Correlata, livro de Joanisval Brito Gonçalves, ex-analista de informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que será lançado dia19 de agosto às 18h30min, na Biblioteca do Senado Federal . A publicação, de 231 páginas, integra a série Inteligência, Segurança e Direito, da Editora Impetus.

O livro é baseado em bibliografia abalizada e abrangente e na experiência do autor na atividade, pesquisando e lecionando no Brasil e no exterior. Na primeira parte, o autor apresenta fundamentos teóricos sobre a inteligência, como conceitos, escopo, classificações, funções e fontes. Na segunda, complementa a obra com comentários sobre a principal legislação que rege o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

São apresentados os aspectos básicos da inteligência, como seu conceito, suas funções, as várias modalidades de inteligência, os meios de obtenção de dados, o processo de produção de conhecimento e os princípios que a norteiam.

Apesar do rigor acadêmico, o livro foi escrito em estilo claro e direto, sendo útil tanto para profissionais da área quanto para pessoas interessadas em conhecer mais sobre o mundo dos serviços secretos. É a primeira obra do gênero no Brasil e leitura fundamental para quem queira se preparar para atuar na área.

O prefácio de Atividade de Inteligência e Legislação Correlata é do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, General-de-Exército Jorge Armando Félix, a quem está subordinada a ABIN.

Sobre o autor

Joanisval Brito Gonçalves é ex-oficial de inteligência da Abin. Atualmente, atua como consultor legislativo do Senado Federal e como consultor para a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. É doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, com tese sobre inteligência. Professor universitário, integra associações internacionais e brasileiras na área de inteligência.