ASSINE
search button

Clássico 'Dom Quixote' ganha versão em quadrinhos

Compartilhar

JB Online

RIO - Dom Quixote é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial e narra às aventuras de dois personagens - Dom Quixote de La Mancha, vivido pelo decadente fidalgo Alonso Quixano e Sancho Pança, seu vizinho e lavrador.

Alonso Quixano era alucinado pelos heróis de novelas de cavalaria e vivia discutindo com seus amigos qual personagem era mais valente.

Sua fixação chegou a tal ponto que passava noites e noites comparando as novelas, seus cavaleiros e seus feitos. Esquecia-se até de comer e dormir, tanto leu que acabou achando que era ele próprio, um cavaleiro andante em busca de fama e glória.

Antes, porém de sair pelo mundo salvando donzelas, combatendo injustiça, dragões e gigantes , pôs-se a limpar a velha armadura de seu avô; arranjou um pangaré magro e feio, e arrumou uma musa para se apaixonar, lembrou-se de uma camponesa chamada Aldonça, que vivia em Toboso. Era feia e desajeitada, além de analfabeta. Deu-lhe um nome: Dulcinéia Del Toboso.

Dom Quixote de La Mancha, em nome desse amor e de seus desvarios, saiu pelo mundo defendendo os injustiçados. Na maioria das vezes, metendo os pés pelas mãos e levando a pior em quase tudo que se aventurava fazer.

Neste mais recente lançamento da editora Escala Educacional, Dom Quixote ganhou uma nova adaptação, desta vez na linguagem dos quadrinhos. Com roteiro e desenhos do quadrinhista Bira Dantas, o livro tem traços e pinceladas inspirados em Gustave Doré e Goya.

A obra levou oito meses para ficar pronta. Originalmente ela teria 120 páginas, mas por questões editoriais, foi finalizada com 85.

O resultado final de Dom Quixote apresenta um texto de fácil compreensão e ilustrações carregadas de ironia que definem bem as loucuras e a profunda sabedoria do personagem.

Nas bancas

Dom Quixote, Editora: Escala Educacional, Miguel de Cervantes, Roteiro e Ilustrações: Bira Dantas, 85 páginas, R$ 23,90