ASSINE
search button

Maria Bethânia e Omara Portuondo lançam CD e estréiam turnê no Rio

Compartilhar

Leandro Souto Maior, JB Online

RIO - A brasileira Maria Bethânia e a cubana Omara Portuondo, cantoras, começam juntas turnê pelo Brasil e pelo mundo. A dupla está lançando um CD e estréia ao vivo no dia 7 de março, aqui mesmo no Rio, no Canecão.

O disco é um presente para os ouvidos, suave, privilegiando as vozes, sem muitos momentos instrumentais. Um disco feito com prazer, e que teve como ponto de partida uma idéia de Omara, que era reunir músicas dos anos 50, cubanas e brasileiras.

- 'Dona' Omara enviou coisas da música cubana para mim, eu sugeri coisas do cancioneiro brasileiro, no final fizemos tudo juntas conta Maria Bethânia.

Tudo começou em 2005. Bethânia estava na Bahia e Omara Portuondo se apresentando no Rio. Grandes cantoras, uma quis encontrar a outra, o que de fato aconteceu, em Copacabana, em uma tarde muito simpática , como classificou Bethânia.

- Gosto muito de dividir a cena, dividir um disco disse ela, que já lançou discos com Chico Buarque, Nara Leão, Edu Lobo, Toquinho, Caetano Veloso e no grupo Doces Bárbaros (com Caetano, Gil e Gal).

As duas têm raízes africanas muito próximas, e se uniram pelo suingue e o gosto pelo balanço.

- É uma honra para mim estar ao lado dela derrete-se Bethânia.

- Maria Bethânia tem uma voz, com uma profundidade tremenda, sincera! Uma das coisas mais especiais que aconteceu na minha vida está sendo dividir esse disco e o palco com ela devolve Omara, que ressaltou diversas vezes as qualidades dos artistas tupiniquins e ainda deu uma 'palhinha', cantando um pedacinho de Felicidade , de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

- A música brasileira sempre esteve presente na música cubana, e também na música do mundo inteiro completou.

O show do CD, que não tem direção e é como um recital , vai ser composto de abertura em dueto. Depois, um mini-show de Maria Bethânia, voltam a cantar juntas, segue um mini-show de Omara Portuondo - onde vai cantar musicas do sucesso Buena Vista Social Club - e voltam a se unir para o grande final.

- Na minha parte solo, vou apresentar uma canção inédita, chamada Doce . Juntas, alem das canções do CD, vamos cantar musicas conhecidas, como Cio da Terra e Gente humilde adianta Bethânia.

A minissérie da Globo Queridos amigos e a renúncia de Fidel Castro não ficaram de fora do papo com as cantoras. Na TV, uma personagem batizou seus filhos com nomes de artistas da MPB, entre eles, justamente Bethânia.

- Ainda não vi nenhum capítulo porque durmo muito cedo, mas adoro a autora (Maria Adelaide Amaral).

A cubana soube de Fidel Castro aqui no Brasil.

- Fiquei espantada, pensando que 'Fidelito' estava doente. É a vida que segue. Um mais velho passou o comando para o mais novo. Essa foi decisão que eles tomaram, e nós acatamos disse Omara.

As apresentações da dupla no Rio estão marcadas para os dias 7, 8, 9 e 14, 15 e 16 de março, sextas e sábados às 22h e domingos às 20h30. Ingressos variando de R$ 100 a R$ 160. Depois do Rio, a turnê segue para São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Recife, Brasília, Aracaju, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre, e depois Argentina e Chile.