ASSINE
search button

Filme argentino "XXY" estréia na Itália

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - O filme argentino "XXY" de Lucía Puenzo, que recebeu o prêmio da Juventude e da Semana da Crítica do recente 60º festival de Cannes, estreou hoje na Itália distribuído pela independente Teodora Films.

Depois de sua exibição no concurso do festival de Taormina no dia 20 de junho, "XXY" começou hoje a sua turnê européia que deveria continuar depois na França e na Espanha, países que tem os direitos de distribuição devido a acordos de co-produção.

O filme gerou uma grande curiosidade devido ao seu assunto, pois a protagonista é um hermafrodita que descobre confusamente a sua sexualidade.

"XXY" é a obra-prima de uma diretora de 30 anos, filha do diretor de "A História Oficial", Luis Puenzo, premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986.

- Muitos consideram o hermafrodita como uma lenda ou um mito, mas é uma realidade, e na Argentina nasce um a cada 500 bebês, porém é difícil dar os números oficiais já que a maior parte das famílias esconde a dupla sexualidade de seus fihos - declarou a diretora ao jornal La Repubblia na estréia italiana.

Lucía Puenzo afirmou que "sem o apoio da Cinéfondation (o fundo do festival de Cannes que ajuda projetos de novos realizadores), junto a produtores de outros países incluindo o meu pai Luis, nunca teria conseguido fazer o meu filme. O essencial era não cair no sensacionalismo nem no voyerismo porque para mim se tratava unicamente de contar a história de amor de dois adolescentes".

Inicialmente, Lucía Puenzo pensou em um jovem ator para o papel de Alex, "mas depois descobri Inés Efron, que foi perfeita para o papel com a sua mistura de ambigüidade, fragilidade e feminilidade que pode também ser rígida e raivosa. Tem 28 anos (8 a mais que o seu personagem) e foi mais fácil discutir com ela sobre Alex do que se tivesse usado uma adolescente".

O único aspecto do filme que causou polêmica na Itália foi o título. A diretora do laboratório de genética de um hospital romano, o San Camillo, Paola Grammatico, apesar de declarar a sua admiração pelo filme, afirmou que XXY pode causar interpretações erradas.

- XXY indica uma desordem genética muito específica que é a síndrome de Klinefelter, afeta apenas os homens e não tem nada a ver com problemas de identidade sexual - esclareceu a médica.