ASSINE
search button

Primeira edição do início da saga de Harry Potter vai a leilão

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - Uma primeira edição do livro que iniciou a saga do mago adolescente Harry Potter, criação da escritora britânica J. K. Rowling, irá a leilão na Bonhams de Londres no próximo dia 26.

A versão em capa dura de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' será leiloada três semanas antes da publicação da sétima e última obra de Rowling na série, em 21 de julho.

Quando saiu a primeira edição das aventuras do bruxinho, em 1997, foram postos à venda menos de 1.000 exemplares. Em pouco tempo, porém, o personagem se transformou em fenômeno editorial. Rowling vendeu 325 milhões de livros no mundo todo, traduzidos para 64 idiomas.

Em leilões anteriores, outras edições iniciais do primeiro livro de Harry Potter arrecadaram mais de ¬ 15 mil e a casa de leilões Bonhams espera que a próxima supere os ¬ 10 mil.

O especialista em livros da Bonhams, Luke Batterham, antecipou "um enorme interesse' no leilão, por se tratar 'do fenômeno editorial da era'.

No leilão, irá à venda ainda uma carta que a escritora britânica enviou ao correspondente no Reino Unido do jornal alemão 'Die Welt', Thomas Kielinger, comunicando sua frustração por não poder viajar a Berlim para receber um prêmio literário concedido pela publicação.

Espera-se que a carta alcance entre ¬ 2.175 e ¬ 2.900 no leilão.