ASSINE
search button

Elton John vai colocar seu catálogo musical integral online

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - Mais de 30 álbuns de Elton John serão disponibilizados para download digital ainda este mês, anunciou o cantor nesta quarta-feira. Será a primeira vez que a íntegra do catálogo do cantor, com mais de 400 faixas, será disponibilizada online. O cantor de 59 anos, que já vendeu mais de 200 milhões de cópias de seus discos numa carreira que dura mais de 40 anos, já lançou alguns de seus trabalhos mais recentes online nos Estados Unidos, mas esta será a primeira vez que seu catálogo inteiro estará disponível.

Elton disse que já faz algum tempo que ele queria que toda sua música estivesse online, mas que foi preciso tempo para preparar o catálogo inteiro.

- Sei que o catálogo inteiro, não apenas os sucessos, precisava de cuidado e atenção para poder ser lançado desta maneira - disse ele em comunicado à imprensa.

- Agora que isso está finalmente acontecendo, estou satisfeito pelos fãs.

O catálogo estará disponível exclusivamente pelo serviço iTunes, da Apple, entre 26 de março e 30 de abril, quando então passará a ser oferecido também através de outros serviços de download legais. O catálogo inclui seu álbum de estréia, 'Empty Sky', de 1969, 'Goodbye Yellow Brick Road' e músicas como 'Tiny Dancer', 'Your Song' e 'Candle in the Wind.'

A iniciativa vai coincidir com o 60o aniversário do cantor e compositor e com o lançamento global em formatos digital e físico de uma nova compilação de sua obra em 18 faixas 'Rocket Man -- The Definitive Hits', da gravadora Mercury Records, que pertence ao Universal Music Group.

Elton John também vai lançar alguns de seus maiores sucessos como toques de telefone celular e uma seleção de videoclipes por meio de serviços musicais digitais, incluindo o dueto 'Don't Go Breaking My Heart', que cantou com Kiki Dee. Em janeiro, entraram em vigor na Grã-Bretanha novas normas pelas quais qualquer canção pode entrar para as paradas de sucesso, independentemente de sua idade ou da existência de uma cópia física dela nas lojas de música.

Isso significa que, se Elton John vender downloads suficientes, ele pode voltar a figurar nas paradas com canções antigas.

- O mundo mudou muito desde que a Philips Records lançou meu primeiro single num disco de vinil de sete polegadas, há 39 anos - comentou o cantor.

O catálogo de Elton John pertence ao Universal Music Group, que faz parte do conglomerado francês Vivendi.