ASSINE
search button

Documentário sobre crime e corrupção no Brasil é premiado em Sundance

Compartilhar

LOS ANGELES - O filme americano 'Padre Nuestro' (ainda sem título em português) obteve o grande prêmio do júri no Festival de Sundance, o mais importante do cinema independente, que também premiou 'Manda Bala', documentário sobre o crime e a corrupção no Brasil.

'Padre Nuestro', que conta a história de um jovem imigrante ilegal mexicano que procura seu pai em Nova York, é a segunda produção centrada em temas hispânicos a conquistar o prêmio máximo do festival, após a vitória de 'Meus quinze anos', no ano passado.

A premiação do filme dirigido pelo americano Christopher Zalla no festival, que termina neste domingo, coincide com o êxito de diretores mexicanos como Alejandro González Iñárritu, Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro no anúncio das indicações ao Oscar.

Na categoria de melhor documentário, o Festival de Sundance também premiou uma obra sobre temas sul-americanos - o filme 'Manda Bala', que trata do crime e da corrupção no Brasil.

Dirigida pelo americano Jason Kohn, 'Manda Bala' também levou o prêmio de melhor diretor de fotografia de documentário, que foi para Heloísa Passos.

O diretor do festival, Geoffrey Gilmore, definiu as vitórias de 'Padre Nuestro' e 'Manda Bala' como um marco, por causa dos assuntos tratados pelas produções.