ASSINE
search button

Músicas latina e africana são destaque em Salvador nesta sábado

Compartilhar

Agência JB

SALVADOR - Neste sábado, artistas de países da África, Ásia e América Latina dividirão o palco do Teatro Castro Alves, trazendo para Salvador tradição e arte contemporânea com o espetáculo "Continental Breakfast".

Os músicos Arto Tunçboyaciyan, da Armênia, Karim Ziad, da Argélia, Aziz Sahmaoui, do Marrocos e Ramiro Musotto, da Argentina, farão uma grande noite percussiva, com sonoridades criadas a partir de intercâmbios culturais entre América, Europa, África e Oriente Médio.

As atividades do dia começam com o Corredor Cultural do Curuzu, uma visita guiada pela ladeira do Curuzu, onde serão visitados terreiros, artistas plásticos, grupos culturais e restaurantes, dialogando com o conjunto das ruas, vielas, caminhos, casarios e a história de seus moradores. Ainda no bairro da Liberdade, no Espaço Hip Hop Liberdade serão apresentados uma série de espetáculos que utilizam a linguagem do Hip Hop: após o espetáculo do Black Blanc Beur, da França, a banda Velório Negro apresenta o álbum Minha Área, com a participação de grupos do bairro: Tiro Certo, Artilharia Verbal, Convicção da Missão e Poder Oculto.

A Casa Via Magia sediará uma série de apresentações pela tarde. Serão apresentados inúmeros projetos voltados para o público infantil "Casa dos Livros", "Espaços de Jogar", "Compor e Cantar", "Música de Bichos", "Música Feita em Casa" e o espetáculo- brincadeira "Passarinhos".

Na quadra, a programação musical ficará por conta do Clube de Choro da Bahia e da flautista Eliza Goritzki. O teatro se fará presente com o "Estudo para lesma", da Sua Cia de Dança, que propõe uma investigação sobre as possibilidades de apoios do corpo numa superfície vertical, explorando o espaço fora do chão.

A África estará representada com dois espetáculos de dança: "Impro-visé", do Senegal, que explora a sincronia enérgica entre os bailarinos através de movimentos calmos, incomuns em espetáculos de dança africana e "Dentro de mim, uma ilha", de Moçambique, que utilizando movimentos solo em sincronia expressa os encontros e desencontros com o Outro na sociedade global.

Na Reitoria da UFBA, o espetáculo "Eparrei! Encontro de Culturas Eruditas" trará para o palco a música de 'nações' do candomblé da Bahia Ketu e Caboclo , para um diálogo inusitado com a música lírica. No mesmo Palco, estarão presentes o Grupo do Terreiro Caboclo Sultão da Mata e a soprano Gabriella Pace (Brasil).

Para fechar a noite, no Terreiro Circular da Zauber Multicultura, se apresentará a Orkestra Rumpilezz (Bahia), de percussão e sopro, a banda Lampirônicos (Bahia) participação do pernambucano Siba, fundador do grupo Mestre Ambrósio e pesquisador da diversidade musical popular pernambucana. Ainda na Zauber, a Orquestra Nordestina de Groove (Bahia), o VJ Hare (Bahia) e o grupo de grafitti Turbilhão Urbano (Bahia).

Confira a programação deste sábado:

9h às 13h Curuzu

Corredor Cultural do Curuzu

9h- Espaço Hip Hop Liberdade

Grafiteiros Samus, Roque e Questão (Bahia)

10h30 - Espaço Hip Hop Liberdade

- Black Blanc Beur (França)

-Velório Negro (Bahia)

-Poder Oculto (Bahia)

-Artlharia Verbal (Bahia)

-Tiro Certo (Bahia)

-Convicção da Missão (Bahia)

14h Casa Via Magia Teatro Pequeno

Workshop com Joel Zito Araújo- O Charme da Subalternidade - o Negro no Cinema Brasileiro Atual, convidado James Early

14h - Casa Via Magia Diversos Espaços

- Abertura Mostra de Projetos, Exposições e Oficinas

- Casa dos Livros

- Espaços de Jogar

- Jovens Produtores do Engenho

15h - Casa Via Magia Quadra

- Clube do Choro da Bahia (Bahia)

15h30 - Casa Via Magia Teatro Pequeno

Música de Bichos -Escola Via Magia (Bahia)

16h - Casa Via Magia Teatro de Pano

Música Feita em Casa - Escola Via Magia (Bahia)

16h - Casa Via Magia Teatro pequeno

Passarinhos -Grupo Via Magia (Bahia)

17h - Casa Via Magia Quadra

- Eliza Goritz (Bahia)

17h - Casa Via Magia Teatro Pequeno

- Ossos e Ofícios -Grupo Via Magia (Bahia)

18h - Casa Via Magia Quadra

- Estudo para Lesma -Sua Cia de Dança (Bahia)

18h30 - Cas