ASSINE
search button

Exposição sobre Fidel Castro é inaugurada em Cuba

Compartilhar

Agência JAnsa

HAVANA - A exposição "Um abraço de Guayasamín para Fidel" foi inaugurada nesta sexta-feira no Museu Nacional de Belas Artes de Cuba, em um ato no qual participaram Fidel Castro Díaz Balart ("Fidelito"), primogênito do presidente cubano, e dezenas de convidados, entre eles o ator francês Gerard Depardieu.

A abertura da exposição da Fundação Guayasamín, que encerra sexta as comemorações de quatro dias pelos 80 anos de Fidel, reúne um conjunto de obras do falecido artista equatoriano Oswaldo Guayasamín, inclusive retratos que pintou do governante cubano.

- Trazemos a voz de 13 milhões de equatorianos e de milhões de latino-americanos que dizem a Fidel: feliz aniversário - afirmou Pablo Guayasamín, filho do artista e presidente da Fundação.

Com a exposição, foi inaugurada também uma escultura em frente ao Museu Nacional, na zona colonial de Havana, realizada por 32 artistas plásticos cubanos e intitulada "Cinco palmas", para evocar o lugar histórico de Sierra Maestra, onde se reuniram em 1956 os expedicionários do iate "Granma".

Fidel, ausente fisicamente das comemorações, apenas foi visto em fotografias e vídeos desde a delegação do poder a seu irmão Raúl.