ASSINE
search button

Prêmio Eletrobrás contempla os melhores do teatro carioca

Compartilhar

Agência JB

RIO - Nesta segunda-feira, acontece a primeira edição do Prêmio Eletrobrás de Teatro, às 20h30, no salão Palm do Copacabana Palace Hotel. O objetivo é contemplar os espetáculos teatrais que mais se destacaram no Rio em nove categorias, cada uma com quatro finalistas, que estiveram em cartaz no período de 01 de novembro de 2005 a 31 de outubro de 2006.

Com roteiro e direção de Flávio Marinho, a entrega dos prêmios, que tem duração prevista para cerca de uma hora, será feita na seguinte ordem: Categoria Especial, Iluminação, Figurino, Cenografia, Direção, Autoria, Atuação masculina, Atuação Feminina e Melhor peça. Entre os entregadores estão Marieta Severo, Ítalo Rossi, Amir Haddad, João Falcão e o presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos.

Marco Nanini e Renata Sorrah serão os apresentadores da cerimônia para 500 pessoas. Cada categoria premiada receberá um troféu e a quantia R$ 15 mil. Antes da apresentação será oferecido um coquetel para os convidados. O evento será transmitido ao vivo para o público em um telão no quiosque RainBow em frente ao hotel, na Praia de Copacabana. Depois da premiação, será servido um prato quente.

A festa continua no Salão Cristal com a participação da tradicional Orquestra Tabajara. Em seguida, o ator Lúcio Mauro Filho será DJ da pista de dança que promete muita animação. O traje do evento é passeio completo.

O Prêmio Eletrobrás de Teatro se destaca pela forma de seleção. Para assegurar um funcionamento eficiente e a garantia do sigilo dos vencedores até a hora da abertura dos envelopes. No dia da cerimônia, um representante da empresa vai entregar os envelopes lacrados com os vencedores de cada categoria nas mãos dos anfitriões da festa.

As peças mais votadas foram 'O púcaro búlgaro', 'Toda nudez será castigada' e 'Leitor por horas', cada uma com cinco indicações. Ao prêmio especial, concorrem Charles Möeller e Cláudio Botelho, pelo conjunto da obra; o grupo Nós do Morro, pelos 20 anos de existência; o cenógrafo Hélio Eichbauer, por 40 anos de carreira teatral; e Jacob Ginsburg, João Roberto Faria e Mariângela Alves de Lima, pela publicação do Dicionário do teatro brasileiro (ed. Perspectiva).

Em 2006, a Eletrobrás triplicou o número de investimentos até o momento eles somam um pouco mais de R$ 12 milhões investidos em 97 espetáculos teatrais.