ASSINE
search button

Mulheres iranianas assistem a jogo em estádio pela 1ª vez

Compartilhar

Apesar da derrota do Irã para a Espanha, por 1 a 0, o jogo entrou para história do país. Pela primeira vez, as mulheres iranianas foram liberadas para assistirem a partida, que foi exibida através de uma transmissão ao vivo, em um estádio.

O jogo foi transmitido no Estádio Azadi, em Teerã, o maior do país, que tem capacidade para 80 mil pessoas. Com ingressos custando 150 mil rials (cerca de R$ 13), ao menos 10 mil pessoas compareceram no local para assistirem à partida.

Em campo, a seleção iraniana não conseguiu surpreender a Espanha e perdeu por 1 a 0, com um gol de Diego Costa. Agora, para se classificar para as oitavas de final, o país persa deverá derrotar Portugal no último jogo do grupo B, na próxima segunda-feira (25).

No Irã, as mulheres não podem assistir a jogos de futebol masculino em estádio desde 1979, ano da Revolução Islâmica. A proibição serve como uma proteção de comportamentos vulgares. No entanto, algumas iranianas burlam a regra indo para as partidas usando disfarces, como perucas e barbas postiças.

As mulheres iranianas aproveitaram a Copa do Mundo para protestarem com faixas e cartazes, pedindo que elas possam frequentar estádios de futebol em seu país.