ASSINE
search button

França derrota o Peru e garante classificação para as oitavas: 1 a 0

Compartilhar

Ecaterimburgo-  A seleção da França sabia que derrotar o Peru era o caminho mais curto para assegurar a sua vaga nas oitavas de final. E conseguiu, mesmo com certa dificuldade, vencer por 1 a 0, gol do jovem craque Mbappé, aos 30 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, a seleção francesa, com seis pontos, é lider do Grupo C. O Peru está eliminado.

A seleção peruana começou veloz no jogo, com mais posse de bola e mais presença ofensiva, já que sabia que somente uma vitória a manteria com chances de seguir na Copa do Mundo. Mas a França foi encontrando espaços, equilibrou a partida e passou a ser mais ameaçadora.

Aos 5, Yotún  achou Lloris adiantado e arriscou o chute do meio de campo, mas a  bola subiu muito e foi direto para a linha de fundo. O Peru seguia melhor em campo até os primeiros dez minutos  Mas jogando só com Guerrero na frente, era difícil chegar com real perigo ao gol francês.

>> Veja a tabela do Grupo C

 Já a França arriscava menos no ataque, mas mostrava mais eficiência.  Pogba, aos 11, soltou uma bomba de fora da área e assustou o goleiro Gallese. A bola saiu pelo lado direito do goleiro peruano.

Na pressão, finalmente, aos 15, a França chegou com perigo. Griezmann experimentou chute de primeira, de fora da área, e Gallese, muito bem colocado, fez ótima defesa.   

A seleção peruana tocava a bola no campo de ataque, mas não conseguia furar o bloqueio defensivo francês. Aos 20, Paolo Guerrero tentou resolver sozinho: ele recebeu na área, tentou a proteção, mas Varane antecipou e afastou o perigo.

E a grande chance do Peru aconteceu aos 30 minutos. Guerrero, sempre ele,  recebeu de Cueva na área, limpou a marcação de Umtiti e chutou com a perna esquerda. O goleiro Lloris fez grande defesa com as pernas.

Mas a França cresceu no jogo e respondeu com gol, aos 33 minutos. Guerrero perdeu a bola, Giroud recebeu na área, chutou de esquerda e  desviou em Rodríguez. A bola encobriu o goleiro Gallese, que vinha bem no jogo, e sobrou livre para Mbappé apenas tocar para o gol vazio.

Mbappé, de apenas 19 anos, fez seu primeiro gol em uma Copa do Mundo.  É considerado o símbolo máximo da renovação na seleção francesa: o mais jovem do elenco e o mais jovem da história do país a jogar um Mundial.

Sem outra alternativa, a seleção peruana teve que partir para o ataque. Perder siginificava a despedida da Rússia. Mas sempre que ia à frente, deixava sua defesa sem proteção.

A França se aproveitou que a seleção peruana ficou exposta e saiu em busca do segundo gol. Aos 42,  Mbappé executou boa jogada pela direita com Kanté, que acionou Griezmann. De primeira, o atacante deu para Hernandéz na área, que bateu cruzado para a defesa de Gallese. No rebote, o francês teve mais uma chance, mas chutou para fora. 

A seleção peruana voltou para o segundo tempo com duas modificações. Farfán e Santamaría entraram para dar mais dinâmica ao time.  Parece que deu certo. E logo aos 5 minutos, Farfán, de fora da área, mandou a bola na trave. Lloris só observou a bola sair pela linha de fundo. 

Aos 10, um susto no Peru: Griezmann cobrou escanteio para a área, o goleiro Gallese saiu mal e a bola ficou na área. Após confusão a zaga peruana afastou o perigo.

Mas a seleção peruana decidiu sair para o jogo. Aos 15, após boa troca de passes dos peruanos, Carillo arriscou chute de fora da área, mas  bola pegou altura e saiu pela linha de fundo.

A seleção francesa se defendia com o time inteiro. Até Giroud ocupava posição de combate na intermediária defensiva. Enquanto isso, o Peru e ficava à espera dos contra-ataques, e seguia melhor na partida.

E depois de algumas tentativas, o Peru quase chegou lá. Aos 28, Carillo cruzou muito forte para Farfán, que se esticou todo e levou susto para a zaga francesa.

Aos 42, a última boa chance do Peru: Guerrero cobrou falta direta para o gol, mas a bola não ganhou força e  Lloris defendeu com facilidade. Nos acréscimos, os peruanos foram com tudo para o ataque, mas a derrota já estava selada.

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Lucas Hernández e Kanté; Matuidi, Pogba (N'Zonzi), Mbappé (Dembélé); Giroud e Griezmann (Fekir).

Peru: Gallese; Advíncula, Christian Ramos, Alberto Rodríguez (Santamaría), Trauco e Aquino; Yotún (Farfán), Carrillo, Cueva (Ruidiaz), Édison Flores; Paolo Guerrero

Juiz: Mohammed Abdulla (Emirados Árabes)

Cartão amarelo: Matuidi, Paolo Guerrero, Aquino, Pogba