ASSINE
search button

Suécia bate a Coreia do Sul com pênalti marcado com ajuda do VAR

Compartilhar

Novgorod-  Era um jogo decisivo para ambas as equipes do Grupo F. Só a vitória interessava para Suécia e Coréia do Sul, já que o México saiu na frente diante da poderosa Alemanha. E os suecos levaram a melhor ao vencer por 1 a 0, gol de pênalti, marcado pelo capitão Granqvist, aos 10 minutos do segundo tempo. Com o resultado, a Suécia se junta ao México na liderança e se mantém viva na luta por uma vaga para as oitavas de final.

A Suécia, de volta a um Mundial após 12 anos de ausência, precisava provar duas coisas: que pode sobreviver sem o craque Ibrahimovic e que não foi por acaso que barrou a Itália da Copa da Rússia. E, aos poucos, parece que vai conseguir.

Em jogo de Copa vale tudo. O técnico Shin Tae-Yong admitiu uma artimanha: trocava o número das camisas de seus jogadores nos amistosos para confundir a observação adversária. Como só isso não ganha jogo, os sul-coreanos trataram de começar o jogo bem focados, trocando passes. Mas a marcação sueca impedia seus avanços.

Mesmo assim os coreanos seguiam no ataque. Aos 4 minutos, Hwang Hee-Chan avançava pela direita, em velocidade. Ele conseguiu o escanteio ao tentar um cruzamento. Após a cobrança, o goleiro sueco Olsen saiu do gol e afastou o perigo.

A Coreia seguia pressionando a Suécia, mantendo a bola no campo de ataque. A Suécia se defendia bem, sempre impedindo as finalizações adversárias, às vezes, fazendo faltas.

>> Veja a tabela do Grupo F

Aos 12 minutos, enfim os suecos chegaram com perigo em seu primeiro ataque. Após troca de passes na área, Berg quase conseguiu o chute, mas foi travado. A sobra ficou com os europeus e Lustig cruzou da direita. Cho Hyun-Woo saiu do gol e defendeu.

A Suécia cresceu na partida. Granqvist se arriscou no ataque e deu um passe longo para Berg, que devolveu com um toque de letra para o zagueiro, que entrava na área. O capitão sueco, porém, não conseguiu finalizar, sendo desarmado na hora exata.

A prova de que os suecos mandavam no jogo veio aos 19 minutos, numa jogada de enlouquecer a torcida. Ekdal pegou a bola na esquerda e cruzou. A bola chegou na área,  Berg foi acionado, chutou, mas o goleiro Cho Hyun-Woo, cara a cara com o atacante, fez uma defesa incrível, mandando a bola para escanteio. Na cobrança do escanteio, Jansson subiu e testou ao lado do gol coreano: a bola passou perto da trave.

Aos 43, a Suécia conseguiu um lance de perigo. Após bom lançamento, Berg recebeu na área e bateu cruzado. A bola passou em frente ao gol e foi para fora. Em seguida, um lance polêmico: Toivonen chegou na área pela direita, avançou para o cruzamento e caiu quando tentava passar por Ki Sung-Yueng. O capitão coreano deu um carrinho para desarmar o atacante sueco, que pediu pênalti. O árbitro indicou que o zagueiro só atingiu a bola e mandou o jogo seguir, para desespero dos suecos.

A Suécia seguiu pressionando e no último lance do primeiro tempo, Lustig chegou pela direita e cruzou com precisão. Claesson subiu e cabeceou por cima do gol, após a bola desviar na zaga coreana.

O segundo tempo começou truncado, com muitas faltas. Aliás, esse foi o jogo com maior número de faltas até agora: 40. Mas finalmente, aos 10, a Suécia conseguiu uma boa jogada: após cobrança de falta pela esquerda, Toivonen testou a bola de forma certeira. O goleiro sul-coreano fez mais uma boa defesa, e a zaga coreana afastou o perigo.

Aos 17, mais uma polêmica, Claesson foi desarmado na área por Kim Min-Woo, a Suécia pediu pênalti e o árbitro, de novo,  mandou o jogo seguir. Mas o árbitro de vídeo (VAR) mudou o jogo e  o juiz Joel Aguiller marcou a penalidade máxima. Aos 20, Granqvist cobrou com categoria e mandou a bola no canto esquerdo de Jo Hyeon-Woo, que pulou para a direita. 

A Coréia sentiu o golpe e se perdeu um pouco após o gol e o jogo fica truncado. Mas logo os coreanos trataram de partir para a frente, deixando os suecos em seu campo. Aos 37, Ki Sung-Yueng tentou o lançamento longo,  Lee Jae-Sung apareceu para desviar e jogou ao lado do gol.  

E os coreanos seguiram buscando o empate. Aos 43, Kim Min-Woo desceu pela esquerda e buscou o cruzamento, afastado pela Suécia. Nos acréscimos, o susto para a Suécia: sem qualquer marcação,  Hwang Hee-Chan subiu para testar em direção ao gol.

No fim, outra polêmica: coreanos pediram toque no braço de um zagueiro sueco num bate-rebate na área. O juiz argentino não marcou e a vitória ficou mesmo com a Suécia, para desespero dos coreanos.  

Suécia: Olsen; Augustinsson, Granqvist, Jansson, Lustig e Ekdal (Hiljemark); Sebastian Larsson (Svensson), Claesson, Forsberg, Berg; Toivonen (Thelin).

Coréia do Sul: Cho Hyun-woo; Lee Yong, Jang Hyun-soo, Kim Young-gwon, Park Joo-ho (Kim Min-woo), Ki Sung-yueng, Lee Jae-Sung; Koo Ja-cheol (Lee Seung-Woo), Hwang Hee-chan; Son Heung-min e Kim Shin-Wook 

Juiz:Joel Aguiller (ARG).

Cartões amarelos: Kim Shin-Wook, Claesson