ASSINE
search button

Imagem de mulher revistada sob olhar de filha resume nível de violação no Jacarezinho

Compartilhar

A lógica de atuação nas favelas sempre foi a de máxima estigmatização e criminalização da condição social dos e das que ali vivem. 

Não resta dúvida alguma, após os últimos acontecimentos ainda em andamento no Jacarezinho principalmente, de que não se observa em relação a esta população nenhum traço de respeito republicano por parte das instituições e por uma parcela da sociedade como um todo. 

As imagens de revista a mulheres sob o olhar de seus filhos ainda bem pequenos resumem o nível de violações vividas por essas pessoas. A imagem é a tradução, ou melhor, a síntese do Estado que se tornou hábil em oprimir seus cidadãos e cidadãs mais desafortunados. Qual o impacto desta imagem a longo prazo na vida dessa criança?

Qual a diferença da infância que vive nestas áreas para outras da cidade, e quais os impactos ao longo prazo, e os impactos disso tudo  na saúde da população local?

É um espetáculo de violações, fruto da ambiência caótica, resultado também e principalmente das ações criminosas do ex-governador e seu grupo.

Agora é aguardar o que parece um laboratório de experimentações das ações da Segurança Pública encontrar o seu caminho, não sem a apreensão de que a dinâmica de sete mortes em 10 dias tome um caminho ascendente.

* Colunista, Consultora na ONG Asplande, Pesquisadora e Membro da Rede de Instituições do Borel