ASSINE
search button

Fuzilamento com cinco jovens mortos: o terrorismo no Brasil contra os pobres

Compartilhar

Cinco jovens, moradores da comunidade da Lagartixa, em Costa Barros, saem para comemorar o primeiro emprego de um deles. Na volta, são  fuzilados pela policia. Foram vários tiros e cinco mortes. Todas as vitimas inocentes e sem possibilidade de defesa, sem nem ao menos poder se identificar.

Vocês sabem qual o crime dessas vítimas? Qual a culpa deles? 

A culpa vem do berço: eram jovens, negros e favelados e pagaram com o próprio sangue a culpa de terem nascido pobres. Cinco jovens que apenas voltavam de uma comemoração, e que era a comemoração por um emprego de jovem aprendiz. 

Não adianta dizer que eram bandidos e nem plantar armas. Eles tinham famílias, empregos, uma filha e muitos sonhos que foram roubados por um sistema que marginaliza os menos favorecidos e privilegia a Casa Grande, desde os tempos da escravidão. Quando o pobre não é preso, ele é morto e tudo vira auto de resistência.

Esse episódio é um episódio de terrorismo e não está tendo a devida preocupação e manifestação da sociedade. Onde estão os que dizem que querem mudança e fazem os panelaços?

Enquanto assistimos todos os dias a novas notícias de corrupção e impunidade com os verdadeiros bandidos trajados de terno de grife, continuamos a perder os moradores de favela que são vítimas do preconceito de descaso. As vítimas tinham nome e histórias que devem servir para que haja uma mudança nessa política de segurança, que mais mata pobres e negros. 

Roberto de Souza Penha, 16 anos,  Carlos Eduardo da Silva de Souza, com a mesma idade, Cleiton Correa de Souza, 18 anos, Wilton Esteves Domingos Junior, 20 anos e Wesley Castro Rodrigues, 25 anos. 

Não podemos generalizar. Infelizmente, há também policiais perdendo suas vidas nessa guerra onde pobre mata pobre. Essa história é nossa, e não podemos deixar que seja apagada.   

Que Deus receba os jovens com muita luz e que conforte os corações de todos familiares. 

* Supervisor Administrativo NEAM/PUC-Rio; Mestrando em Design - DAD/PUC-Rio; Pesquisador Ladeh/PUC-Rio; Colunista Jornal do Brasil e morador da Rocinha