ASSINE
search button

Crimes de intolerância envergonham a nossa sociedade

Compartilhar

Quantos crimes em uma mesma semana no Rio de Janeiro! Todos motivados por intolerância religiosa – um absurdo. É uma vergonha saber que fazemos parte de uma sociedade onde as pessoas são atacadas, apedrejadas e mortas por escolherem e seguirem uma religião.

Seja a religião que for, macumbeiro, evangélico, espírita, católico, umbandista, Testemunha de Jeová ou qualquer outra existente, ninguém tem o direito de interferir sobre uma vida por qualquer uma destas escolhas. Quem pratica esse crime desconhece um dos maiores mandamentos de Deus e Jesus Cristo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo..."(Mateus 22:37-39). E essa mensagem vale para qualquer tipo de intolerância.

O Brasil é um país com grande diversidade de religião. A Constituição brasileira prevê essa liberdade e nossa legislação proíbe qualquer tipo de intolerância. Seja na favela, no asfalto, o rico ou o pobre, a religião é uma livre escolha. Cada um tem direito às suas escolhas e crenças. A intolerância, seja ela qual for, é uma vergonha e deve acabar. O respeito ao outro é maior que qualquer crença e deve ser praticado.

Vamos parar para pensar que essa prática de violência não faz ninguém ser religioso nem muito menos santo. Pelo contrário, torna um criminoso que deve ser punido.

Vamos pregar o amor, seja a religião que for.


* Davison Coutinho,  morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.