ASSINE
search button

Cadê o PAC Rocinha? Obras que não saem do papel

Compartilhar

Em 14 de junho de 2013, em uma exibição para uma grande plateia de moradores, estavam o então governador Sérgio Cabral, seu vice, Pezão, o prefeito Eduardo Paes e a presidenta Dilma Rouseff. No telão, um belo vídeo para deixar qualquer um impressionado com as melhorias que a Rocinha iria receber com o PAC 2. Das bocas dos nossos representantes políticos saíram promessas e, é claro, já se preparavam para as eleições de 2014.

Todos foram reeleitos, mas o PAC 2 Rocinha não saiu do papel. Para ser bem claro o PAC 1 complemento ainda nem foi finalizado, não tem um prego sendo colocado na favela. Onde estão os R$ 1,6 bilhões já aprovados para as obras?

O prazo dado pelo governo federal e estadual era para que as obras tivessem inicio até o fim de 2013, com conclusão em 3 anos. Por enquanto, a única conclusão que temos é que estamos sendo enganados.  Onde está o compromisso dos então batizados pai e mãe do PAC?

Enquanto o descaso e a burocracia emperram a chegada das obras na Rocinha, os moradores continuam vivendo em locais subumanos. Em algumas localidades, como a Macega e Roupa Suja, é preciso pisar em cima do esgoto para cruzar o estreito beco. Nesses locais há muitas crianças que brincam descalças em cima desse esgoto. É uma situação vergonhosa. Estive nesses locais no inicio do mês e vejo o quanto é urgente que se tenha uma melhoria para essas famílias, em especial, que moram nessas áreas mais carentes. A carência é de todos os serviços necessários para sobrevivência.

O Governo, além de não iniciar as obras do PAC 2, deixou varias obras atrasadas do PAC 1, como a revitalização do largo do Boiadeiro, um lugar onde os moradores são obrigados a pisar na lama e esgoto. O plano inclinado na Roupa Suja ainda está longe de ser concluído, e deixou inoveis destruídos e abandonados ao lado. O PAC deixou diversas casas indenizadas abandonadas, em situação de risco e que foram invadidas e habitadas por outros moradores.

Esperamos uma solução e uma resposta do Governo sobre um posicionamento verdadeiro em relação as obras do PAC. Ou será que o povo vai ter que descer novamente?

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.