ASSINE
search button

O que os argentinos vieram fazer no Brasil, confraternizar ou bagunçar?

Rivalidade do futebol Brasil X Argentina vai além dos estádios

Compartilhar

A histórica rivalidade esportiva entre Brasil e Argentina tem se intensificado durante a Copa do Mundo. Apesar de o Brasil estar jogando dentro de casa e representar a maioria dos torcedores nos estádios e nos eventos da Fifa Fan Fest, muitos dos "hermanos" parecem que não vieram para torcer pela Argentina e sim dispostos a fazer provocações ao povo brasileiro, muitas delas inclusive, preconceituosas.

O povo brasileiro é reconhecido mundialmente pela boa receptividade aos estrangeiros e, mesmo em tempos de crise e de muitos brasileiros se posicionando contra a realização da Copa no Brasil, o povo está cumprindo seu papel de bom anfitrião e não merece ser atacado. Alguns argentinos não vieram ao Brasil para se divertir com a animação do futebol e sim para proferirem ofensas preconceituosas ao nosso povo que é origem de uma mistura de raças, e que graças a essa miscigenação deu origem a um povo representado pela riqueza da diversidade.

Infelizmente, grupos como esse ferem a imagem de muitos argentinos que vieram ao Brasil para se divertir e torcer pela Argentina e acabam levando essa fama negativa de arruaceiros. O preconceito racial é ainda um crime que persiste no Brasil e não pode ser tolerado.

As favelas estão recebendo os turistas com muita alegria e respeito. Nos últimos anos o número de albergues nas comunidades tem aumentado, e é cada vez mais comum presenciar essa rica troca de saberes entre as diferentes culturas. Assim, temos que vencer o preconceito e mostrar que somos capazes de enfrentar as piadas de pessoas mal intencionadas e dar um show não só no campo, mas na educação e no respeito ao próximo. 

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel emdesenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.