ASSINE
search button

NASA determina o que está movimentando 'silenciosamente' o eixo da Terra

Por que os eixos de outros planetas sofrem alterações significativas enquanto o da Terra permanece relativamente estável? E o que na realidade influencia a posição do eixo terrestre? Especialistas da NASA estão com as respostas.

CC BY 2.0 -
Space
Compartilhar

Um pequeno deslocamento do eixo terrestre, descoberto há algumas décadas, está ligado não só ao fim da Era do Gelo, mas também ao movimento de lava e à redistribuição da massa de água nos oceanos, concluem geólogos da NASA em um artigo publicado na revista Earth and Planetary Science Letters.

"Acreditava-se tradicionalmente que somente o fim da Era do Gelo seria o principal motivo dos recentes deslocamentos do eixo da Terra. Elaboramos um modelo digital do processo e revelamos que existe não só um, mas três fatos", contou Surendra Adhikari, do Laboratório de Propulsão a Jato.

Macaque in the trees
Space (Foto: CC BY 2.0)

Em comparação com outros planetas do Sistema Solar, a Terra possui um eixo relativamente estável. Graças à interação gravitacional do nosso planeta com a Lua, nos últimos bilhões de anos a posição do eixo não sofreu mudanças drásticas, enquanto os eixos de Marte e Urano, por exemplo, realocaram-se em dezenas de graus.

No entanto, dados científicos mostram que o eixo terrestre está se deslocando, pouco a pouco, mas se deslocando a um pouco mais de 10 cm/ano em direção ao 74º de longitude oeste. Sendo assim, grande parte dos pesquisadores passou a acreditar que o fim da Era do Gelo não seria o bastante para causar alteração.

Na verificação de outras hipóteses, Adhikari e seus colegas criaram um modelo especial digital para monitorar processos na litosfera e hidrosfera que poderiam interferir no eixo terrestre. Como resultado, eles descobriram que a atividade subterrânea afeta mais significativamente a posição do eixo do que a Era do Gelo um dia afetou.

Os cientistas indicam que a pressão e localização da camada de gelo, a atividade sísmica, o movimento de lava e a redistribuição de água nos oceanos e em outros reservatórios interferem no eixo terrestre. Portanto, vale a pena analisar o conjunto de fatores para fazer previsões climáticas e avaliar passíveis consequências do aquecimento global.

Tags:

espaço | nasa