ASSINE
search button

Astrônomos captam primeira foto do nascimento de um planeta

Compartilhar

Um grupo de astrônomos liderado pelo Instituto Max Planck de Astronomia de Heidelberg (Alemanha) registrou pela primeira vez o nascimento de um planeta, informou o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Em fevereiro passado, os cientistas observaram um disco de poeira e gás em torno da estrela PDS 70, localizada a 370 anos-luz da Terra, e revelaram que um de seus pontos luminosos era o exoplaneta PDS 70b em estado de formação.

Na imagem, feita pelo dispositivo SPHERE instalado no grande telescópio VLT do Observatório Paranal, localizado no Chile, a estrela aparece como um disco negro no centro, porque foi ocultada com um cronógrafo para não impedir a observação das ténues formas do disco e o exoplaneta.

André Muller, o líder do estudo, anunciou que este resultado abre "uma nova janela para as fases iniciais da evolução planetária, complexas e mal compreendidas". De fato, novas observações deste disco podem ajudar a entender melhor como essas estruturas geram os planetas.

A primeira imagem do nascimento de um planeta ao redor da jovem estrela PDS 70, captada pelo dispositivo SPHERE, instalado no grande telescópio VLT do Observatório Paranal.