ASSINE
search button

Detectar e destruir: NASA anuncia plano para salvar Terra de asteroides enormes

Compartilhar

Se os EUA planejam criar a Força Espacial isso deveria dar ao menos quaisquer frutos. A NASA, agência espacial norte-americana, acredita definitivamente nisso. Por exemplo, ela poderia destruir asteroides ou quaisquer outros objetos espaciais indesejados.

Na quarta-feira (20), o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA divulgou um relatório onde descreve como é possível proteger a Terra de asteroides que representem sério perigo para a humanidade, informa a AP.

De acordo com o especialista da NASA responsável pela defesa planetária, Lindley Johnson, os cientistas já descobriram 95% de todos os objetos na proximidade da Terra cujo diâmetro supere um quilômetro.

No entanto, objetos espaciais não precisam de ser grandes para terem uma força destrutiva. Como, por exemplo, aconteceu quando caiu o meteorito de Chelyabinsk em 15 de fevereiro de 2013. Seu diâmetro era só de 20 metros, mas libertou um poder explosivo equivalente a 500 kilotons de TNT, isso supera 30 vezes a energia libertada pelas bombas nucleares lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, comunica o Space.com.

Se ao menos um desses meteoritos caísse diretamente sobre uma cidade populosa, mataria milhões de pessoas, adverte o relatório.

No entanto, esse assunto está ligado a sérias dificuldades. De acordo com Johnson, para prevenir a ameaça proveniente de um asteroide ou meteorito, é necessário saber com antecedência sobre sua chegada. Nesse caso será possível construir uma nave especial para interceptar o asteroide ou evacuar a população do lugar da sua possível queda. Ademais, o especialista sublinha que há numerosos objetos perigosos, pois eles voam ao redor do Sol e se aproximam de nós do lado iluminado pela luz do dia.

Previamente, a NASA divulgou um plano, conhecido como HAMMER (martelo, em português), que consiste em enviar uma nave ao asteroide, caso ele seja perigoso, para que penetre dentro dele e detone uma carga nuclear. Tais ações devem ser efetuadas se o asteroide não for detectado a tempo. Se o asteroide for detectado a tempo, os cientistas estadunidenses também enviarão a nave, mas desta vez com uma carga convencional.

HAMMER (Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response, na sigla em inglês) é um fruto da colaboração entre a Administração Nacional de Segurança Nuclear dos EUA, a NASA e os departamentos de energia de duas empresas armamentistas norte-americanas. No entanto, até o momento, o plano mencionado continua sendo apenas um projeto e a nave ainda não foi construída.

Além disso, existe outro projeto elaborado pela NASA e pelo Laboratório de Física Aplicada (APL, na sigla em inglês) da Universidade Johns Hopkins que prevê ações necessárias para divergir asteroides que sejam grandes demais para serem destruídos. Trata-se do Teste de Reorientação de Asteroides Duplos (DART, Double Asteroid Redirection Test).

O DART será a primeira missão da NASA que prevê o ataque contra um asteroide para mudar a trajetória de seu voo.