Satélite da Nasa capta fenômeno raro de dunas azuis em Marte

Tempestade com nuvens de poeira de 60 km de altura envolve planeta

A Nasa publicou em seu site uma foto de dunas azuis descobertas em Marte. De acordo com a agência, a foto foi tirada por meio do satélite de reconhecimento de Marte MRO (na sigla em inglês). O satélite captou uma parte da superfície azul do planeta na área da cratera Liot. De acordo com a Nasa, este fenômeno ocorre frequentemente na superfície de crateras, contudo, as dunas geralmente são de cor cinzenta.

Segundo os investigadores, a cor das dunas descobertas é tão brilhante devido a uma estrutura mais complexa e a sua composição química especial.

Tempestade com nuvens de poeira de 60 km de altura envolve planeta Marte

O rover Opportunity da Nasa está enfrentando um dos maiores desafios da missão de 14 anos na superfície de Marte - uma violenta tempestade de poeira se formou do dia para a noite no Planeta Vermelho.

A tempestade de poeira gigante cobriu todo o planeta Marte com nuvens que chegam a mais de 60 quilômetros de altura, afirmou a Nasa.

"Na manhã de terça-feira, 19 de junho, a tempestade de poeira marciana tinha aumentado de tamanho e era oficialmente um evento de poeira planetário. A tempestade se intensificou drasticamente na cratera Gale, onde o rover Curiosity da NASA está estudando os efeitos da tempestade a partir da superfície", informou o relatório da Mars Exploration Rover da Nasa (Veículos Exploradores de Marte, em português).

Nenhum sinal foi recebido do Opportunity. O veículo robótico, movido a energia solar, entrou em hibernação porque seus painéis solares são incapazes de fornecer ou recarregar as baterias.

No entanto, o veículo Curiosity, movido a energia nuclear, pode oferecer uma chance de responder à pergunta sobre a duração das grandes tempestades de poeira em Marte.

As tempestades de poeira ocorrem com frequência em Marte, especialmente durante a primavera e o verão do planeta, quando está mais perto do Sol, disse a Nasa.

À medida que a atmosfera aquece, os ventos gerados em diferentes locais movimentam partículas de poeira do tamanho de grãos de talco, segundo a agência norte-americana.