ASSINE
search button

Júpiter e Vênus estendem órbita da Terra e afetam nosso clima

Compartilhar

A cada 405 mil anos, a influência gravitacional de Júpiter e Vênus causa aumento de 5% na órbita da Terra. Esse evento provoca mudanças climáticas no nosso planeta.

Um grupo de cientistas da Universidade Rutgers (EUA) mostrou que a força gravitacional de outros planetas afeta o clima da Terra. Em particular, trata-se de Júpiter e Vênus, cuja influência gravitacional atinge a órbita da Terra a cada 405 mil anos, de acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Essa influência faz com que a órbita de nosso planeta mude de "perfeitamente circular" para um alongamento de 5%. Isso, em sua vez, afeta o clima da Terra.

O diretor da pesquisa, Dennis Kent, disse em um comunicado publicado pelo EurekAlert! que o resultado da pesquisa é "impressionante", já que antes os cálculos matemáticos permitiam estudar apenas os últimos 50 milhões de anos, enquanto agora é possível analisar o que aconteceu 215 milhões de anos atrás. Ao mesmo tempo, o ciclo de 405 mil anos explica "mudanças no clima, no meio ambiente, na evolução de dinossauros e mamíferos e fósseis em todo o mundo".

Os especialistas obtiveram os resultados depois de extraírem amostras de rochas do período Triássico, ou seja, de 215 a 209 milhões de anos, no estado do Arizona. Além disso, foram analisadas amostras de Nova York e de um lago que no passado cobria a maior parte do estado de Nova Jersey.

O resultado mostrou que esse ciclo de 405 mil anos é "o padrão astronômico mais regular relacionado à virada anual da Terra ao redor do Sol", afirmou Kent.

>> Sputnik