Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Cientistas capturam imagens de lula mais bizarra jamais vista

Jornal do Brasil

Um grupo de cientistas do navio de pesquisa Okeanos Explorer, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos, capturou em vídeo uma criatura estranha que vive nas profundezas do golfo do México.

Essa lula vermelho-sangue, de tentáculos grossos, tem desconcertado os biólogos, pois sua anatomia e comportamento são diferentes das demais, informou a a revista The National Geographic.

Usando o submarino com controle remoto, os pesquisadores conseguiram capturar em vídeo a criatura sob vários ângulos.

"Minha primeira reação foi: 'Que diabo é isso?' Não se parecia com nenhuma lula que já tivesse visto, até que começamos a nos aproximar e ela começou a rodar em torno", explicou Mike Vecchione, um dos especialistas da NOAA.

Segundo o pesquisador, é demasiado cedo para falar sobre a origem da lula misteriosa. Ela pode ser uma nova espécie marinha ou simplesmente uma lula com uma postura incomum. Segundo os cientistas, o submarino poderia ter assustado a criatura, desencadeando um mecanismo de defesa no seu organismo.

Os pesquisadores planejam realizar mais um estudo à noite para verificar se ela emite luz como outras criaturas bioluminescentes.

>> Sputnik

Sputnik


Tags: animal, golfo do méxico, lula, mar, oceano, pesquisa

Compartilhe: